Hoje trazemos a receita de 2 misturas eficazes para branquear colchões e travesseiros sem usar cloro.
Ter a cama limpa é fundamental para promover o nosso descanso, pois tudo o que é acolchoado tende a acumular poeira, células mortas e é o habitat perfeito para a proliferação de ácaros no colchão.
Os ácaros são pequenos artrópodes que adoram se alimentar de células mortas da pele, por isso são mais atraídos por colchões e travesseiros. A longo prazo, porém, podem agravar problemas respiratórios, facilitando o desenvolvimento de problemas como rinite e asma.
Neste artigo, apresentamos dois truques para limpar as suas almofadas e colchão sem usar cloro.
2 misturas eficazes para branquear colchões e travesseiros sem usar cloro
Com o passar do tempo, os travesseiros e colchões tendem a ficar amarelados, pois quando dormimos nosso corpo transpira e isso se infiltra no tecido, causando manchas, umidade e a proliferação de ácaros.
Recomendamos trocar os lençóis pelo menos uma vez por semana e limpar o colchão e travesseiros pelo menos três vezes ao ano. Aqui está o que você precisa para a limpeza profunda:
Mistura para branquear travesseiros
- Três litros de água
- Um quarto de peróxido de hidrogênio
- O suco de cinco limões
- 200 gramas de detergente para a roupa
- Água quente
- 200 gramas de detergente líquido
- 125 gramas de bórax
O que fazer
Misture a água com o peróxido de hidrogênio e o suco de limão, deixando a mistura descansar. Verifique na etiqueta da almofada se ela pode ser lavada na máquina. Encha a máquina de lavar com água quente e adicione o detergente, o detergente líquido e o bórax. Execute o ciclo de lavagem por alguns segundos. Coloque as almofadas, adicione a mistura feita anteriormente e programe um ciclo de lavagem.
Com isso, as almofadas sairão brancas. Agora vamos passar para o colchão.
Mistura para branquear colchão:
- Um quarto de vinagre branco
- Um quarto de peróxido de hidrogênio
O que fazer
Retire o excesso de pó com a ajuda de um pano semiúmido e, se houver manchas, retire-as com uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Despeje a mistura em um borrifador e borrife sobre as manchas, limpando com um pano seco.
Despeje o vinagre branco com o peróxido de hidrogênio em um recipiente e misture. Umedeça levemente um pano limpo com esta mistura e esfregue no colchão até que o tom amarelado desapareça.
Por fim, abra a janela do seu quarto para ventilar, mas sobretudo para facilitar a secagem do colchão.