O mundo da maquiagem oferece uma grande variedade de cosméticos que podem ter apresentações semelhantes, objetivos comuns e até mesmo ser facilmente confundidos. Um exemplo claro disso são os diferentes tipos de pós que podem ser usados para selar a maquiagem, como os pós compactos, soltos e translúcidos. Por isso, vamos explicar para que serve cada um, para que você possa identificar suas diferenças e em que ocasiões usar cada um deles.
Para identificar as diferenças entre os produtos, é muito importante conhecê-los, principalmente em relação às suas funções e características que podem marcar uma desigualdade. Portanto, explicaremos para que serve o pó compacto, solto e translúcido, bem como como você pode identificá-los.
Qual a diferença entre pó compacto, solto e translúcido na maquiagem?
Pó compacto:
Este produto tem uma das apresentações mais tradicionais da maquiagem, já que há muitos anos faz parte dos cosméticos. O pó compacto é identificado principalmente por sua apresentação prensada em uma embalagem que geralmente vem com uma esponja redonda. Eles têm uma textura espessa que ajuda a proporcionar boa cobertura, controlar o brilho e podem ser aplicados em qualquer tipo de pele, com ou sem base. No entanto, não é aconselhável usá-lo em excesso, pois pode enfatizar as linhas de expressão.
Pó solto:
Como o nome sugere, esta é uma textura em pó solta que geralmente é aplicada com pincéis grandes, grossos e macios. O pó solto se destaca por proporcionar uma cobertura melhor em relação ao pó compacto, controlar o brilho e atender às principais necessidades da pele oleosa em termos de maquiagem. É uma opção que prolonga a duração da maquiagem e mantém um acabamento natural, mate e unificado. Desta forma, o pó solto tornou-se o produto favorito de muitas pessoas para usar em eventos especiais, pois não deixa um aspecto “duro”.
Pó translúcido:
Embora muitas pessoas pensem que este é um terceiro tipo de pó de maquiagem, a realidade é que se refere apenas à cor do produto. O pó translúcido pode ser identificado como aqueles pós que têm uma apresentação geralmente branca ou incolor, que podem se adaptar facilmente a qualquer cor de pele. Essa opção é muito utilizada para tonificar e desfocar, minimizando o brilho no rosto. Você pode encontrar pós soltos ou compactos translúcidos, quando não sabe qual sombra é a certa para você.
Em conclusão, enquanto o terceiro caso se refere apenas à falta de cor do produto, os dois primeiros diferem principalmente em termos do processo de prensagem que possuem, dos tipos de acabamentos que fornecem, das ferramentas usadas para aplicá-los e de suas vantagens para peles com tendência a brilhar devido ao excesso de sebo.
Como incluí-los na sua rotina?
Ao comprar seus pós de maquiagem, você pode optar tanto por apresentações compactas quanto por soltas, variando entre o tom da sua pele e um acabamento translúcido. No entanto, você pode utilizá-los de forma estratégica para aprimorar sua maquiagem em diferentes ocasiões. Quando desejar uma aparência natural para o dia a dia, um pó solto é uma boa escolha, já que proporciona um acabamento mais leve. Entretanto, se precisar retocar a maquiagem ao longo do dia, o pó compacto é mais prático para levar consigo. Por outro lado, para ocasiões especiais, recomendamos a utilização do pó solto com a técnica de “cozimento”, aplicando-o na zona T e na área inferior dos olhos, esperando alguns segundos e removendo o excesso. Essa é uma ótima maneira de fixar a maquiagem e garantir uma aparência mais duradoura.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer técnica de maquiagem consulte um maquiador e ao aplicar produto na pele consulte seu dermatologista de confiança.