Novo anĂșncio sobre o Minha Casa Minha Vida acaba de sair e SURPREENDE brasileiros

Em 2023 o programa foi relançado pelo presidente Luiz Inåcio Lula da Silva com uma serie de mudanças.

O programa Minha Casa, Minha Vida foi criado em 2009 pelo governo federal brasileiro com o objetivo de facilitar o acesso à moradia para a população de baixa renda. Desde então, milhÔes de brasileiros jå foram beneficiados pelo programa, que oferece subsídios para a aquisição de imóveis em diversas faixas de renda.

Em 2023 o programa foi relançado pelo presidente Luiz Inåcio Lula da Silva com uma serie de mudanças, que só são permitidas por causa de uma medida provisória que atualmente regulamenta o programa.

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), prorrogou por mais 60 dias a medida provisĂłria (MP) que tratam do Programa Minha Casa Minha Vida. A medida foi publicada no DiĂĄrio Oficial da UniĂŁo nesta quarta-feira (5).

O que sĂŁo as MPs?

As Medidas ProvisĂłrias (MPs) sĂŁo normas com força de lei editadas pelo Presidente da RepĂșblica em situaçÔes de relevĂąncia e urgĂȘncia. Embora produzam efeitos jurĂ­dicos imediatos, as medidas assinadas pelo Executivo precisam ser posteriormente apreciadas pela CĂąmara dos Deputados e pelo Senado para se converterem definitivamente em lei ordinĂĄria.

Inicialmente, as MPs tĂȘm um prazo de vigĂȘncia de 60 dias, que pode ser prorrogado automaticamente por igual perĂ­odo caso nĂŁo tenham sua votação concluĂ­da nas duas Casas do Congresso Nacional. Se nĂŁo forem apreciadas em atĂ© 45 dias, contados a partir de sua publicação, entram em regime de urgĂȘncia, sobrestando todas as demais deliberaçÔes legislativas da Casa em que estiverem tramitando.

MP do Minha Casa Minha Vida

A MP 1.162/2022, que recria o Minha Casa, Minha Vida, tem como objetivo retomar a construção de casas para atender as populaçÔes de baixa renda. O programa habitacional é destinado a famílias com renda mensal de até R$ 8 mil nas åreas urbanas e anual de até R$ 96 mil na zona rural.

Além de fornecer moradia para as famílias, o programa visa estimular políticas fundiårias, cooperação federativa e fortalecer o Sistema Nacional de Habitação. Como resultado disso, gera emprego e renda à população das localidades onde foram construídas as moradias.

A MP estabelece que o Minha Casa, Minha Vida darĂĄ prioridade no atendimento a famĂ­lias que tenham como responsĂĄveis as mulheres. Em seguida, estĂŁo as unidades familiares compostas por pessoas com deficiĂȘncia, idosas, crianças ou adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, em emergĂȘncia ou calamidade, e em deslocamento involuntĂĄrio em razĂŁo de obras pĂșblicas federais e em situação de rua.

O Dinheiro

AlĂ©m disso, a medida provisĂłria tambĂ©m prevĂȘ a criação do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, que serĂĄ responsĂĄvel por financiar projetos de habitação para famĂ­lias de baixa renda. O Fundo serĂĄ composto por recursos do Orçamento da UniĂŁo, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), de doaçÔes e de outras fontes previstas em lei.

A prorrogação da MP garante a continuidade do programa habitacional, que jå beneficiou milhares de famílias em todo o país. A medida é importante para garantir o acesso à moradia digna e também para gerar emprego e renda nas localidades onde são construídas as casas. A prorrogação também é uma oportunidade para que o Congresso Nacional discuta a medida e possa propor alteraçÔes que melhorem o programa habitacional.