O Bolsa Família é o principal programa social do governo federal. Ele é pago para quase 22 milhões de brasileiros atualmente, embora esse número tende a diminuir. Contudo, o auxílio está longe de ser o único que o poder público oferece.
Inclusive, é importante ressaltar que as pessoas que recebem o Bolsa Família também podem receber outros benefícios sociais. Pensando nesse tipo de orientação, separamos algumas dicas que vão auxiliar bastante a melhorar o orçamento mensal do cidadãos.
Bolsa família pode ser pago junto com outros benefícios do governo
Primeiramente, vale destacar que para ter acesso às parcelas de R$ 600 do Bolsa Família, o cidadão deve ser registrado no Cadastro Único do governo federal. Trata-se de um banco de dados utilizado para mapear as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.
O Cadastro Único, conhecido como CadÚnico, concede vários benefícios sociais para o cidadão de baixa renda, além do Bolsa Família.
Como se cadastrar no CadÚnico do governo federal?
CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações, com o objetivo de identificar as famílias de baixa renda existentes nas cidades, a fim de incluí-las nos programas sociais. Portanto, o caminho mais fácil para entrar em programas sociais se cadastrando.
Podem se inscrever famílias com renda familiar mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou com renda familiar mensal total de até três salários-mínimos. Assim, ao realizar o cadastro é gerado o Número de Identificação Social (NIS), que possibilita receber o Bolsa Família e vários outros benefícios.
Para se inscrever, basta ir a um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município. Leve um documento oficial com foto e comprovantes comuns, como de renda e residência.
Quais benefícios quem recebe o Bolsa Família pode ganhar também?
Agora que você já sabe como se cadastra no CadÚnico, resta saber quais benefícios terá direito, além do Bolsa Família:
- Casa Verde e Amarela;
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
- CNH Social;
- Carteira do Idoso;
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
- Passe Livre para pessoas com deficiência;
- PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Pro Jovem Adolescente;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Telefone Popular.
Todos esses benefícios são de direito de quem recebe o Bolsa Família, no entanto cada um deles possui regras para ser utilizado. Você pode consultar o CRAS ou acessar o portal gov.br para saber mais informações a respeito do programa.