VOCÊ FAZ ERRADO TODO DIA: 7 alimentos que você NÃO deve reaquecer no micro-ondas

Os 7 alimentos que você não deve reaquecer no microondas

Você faz errado todo dia: 7 alimentos que você não deve reaquecer no micro-ondas. Confira mais detalhes e não cometa mais esses erros!

Apesar de muitas vezes o micro-ondas ser o nosso grande aliado, existem certos alimentos e refeições já cozinhadas que é melhor evitar o reaquecimento neste aparelho para a nossa saúde.

micro-ondas é um eletrodoméstico maravilhoso que economiza um tempo incrível. Os alimentos esquentam mais rápido nele do que na cozinha ou no forno, e dificilmente é necessário ficar atento ao tempo ou ao peso dos alimentos. Agora, nem todos os pratos são adequados para o microondas. Alguns podem se deteriorar durante o cozimento, enquanto outros podem gerar substâncias tóxicas para a saúde. Confira e não cometa mais esses erros.

Você faz errado todo dia: 7 alimentos que você não deve reaquecer no micro-ondas
Você faz errado todo dia: 7 alimentos que você não deve reaquecer no micro-ondas

Você faz errado todo dia: 7 alimentos que você não deve reaquecer no micro-ondas

7º Arroz

O arroz contém esporos de Bacillus cereus, uma bactéria que pode causar intoxicação alimentar. Esses esporos podem sobreviver durante o cozimento, e quanto mais tempo o arroz cozido ficar em temperatura ambiente, maior a probabilidade de as bactérias crescerem e se multiplicarem.

6º Carne processada/linguiça

As carnes processadas geralmente contêm produtos químicos e conservantes que prolongam sua vida útil. Infelizmente, cozinhá-los no micro-ondas pode piorar a saúde dessas substâncias. Ao reaquecê-los, tudo o que estamos fazendo é gerar produtos químicos que prejudicam nossa saúde.

Um estudo publicado na revista Food Control, extraído do Reader’s Digest, sugere que o reaquecimento de carnes processadas com radiação de micro-ondas contribui para a formação de produtos de oxidação do colesterol (COPs), que têm sido associados ao desenvolvimento de doenças cardíacas coronárias.

5º Carne de frango e peru

Aqui é bem simples de entender. A composição proteica desse alimento básico muda completamente quando ele é retirado da geladeira para aquecê-lo. Isso pode causar problemas no sistema digestivo, por isso é melhor evitar.

4. Folhas verdes e alguns legumes

Se você tiver espinafre, beterraba ou vegetais de folhas verdes, cenoura, nabo ou mesmo aipo, evite reaquecê-los no micro-ondas. Esses vegetais ricos em nitratos quando reaquecidos podem se tornar tóxicos, liberando propriedades cancerígenas.

E é que, por exemplo, o espinafre contém uma grande quantidade de ferro, algo que todos já sabemos, então aquecê-los e reaquecê-los pode oxidar o ferro presente neles. A oxidação do ferro gera radicais livres perigosos que são conhecidos por causar muitas doenças.

3. Batatas

As batatas, sendo um alimento básico, são as melhores e mais fáceis de armazenar, reaquecer e comer. Infelizmente, você tem que pensar sobre isso. As batatas são uma rica fonte de vitamina B6, potássio e vitamina C, mas se forem reaquecidas repetidamente, provavelmente produzirão Clostridium Botulinum (bactéria causadora de botulismo).

Mesmo que as batatas cozidas sejam deixadas à temperatura ambiente, a produção de bactérias só aumentará. Portanto, se você deseja evitar a proliferação de bactérias, o melhor é guardá-los na geladeira ou jogá-los fora se não forem consumidos em 1 ou 2 dias.

2. Ovos Cozidos micro-ondas

Ovos cozidos podem ser preparados com antecedência para fazer um ótimo acompanhamento para quase todas as refeições, mas se você preferir comê-los quentes, evite o microondas. Estes contêm umidade e o vapor se acumula quando aquecido. Assim, a casca evita que o vapor escape, o que significa que o ovo explodirá.

1. Leite materno micro-ondas

Aqui entramos em um terreno complicado, pois qualquer mãe que esteja amamentando extrai o leite, conserva e depois o aquece no microondas. Mas o problema é que o micro-ondas aquece de forma desigual afetando esse alimento para nossos bebês que pode causar o florescimento de bactérias.

Portanto, a melhor opção, segundo o FDA, é aquecê-lo em uma panela para evitar qualquer problema que possamos transmitir ao nosso filho ou filha.