Os golpistas são criminosos que agem de má fé para roubar dados e dinheiro das vítimas através de algum tipo de enganação. No Brasil, infelizmente, é comum a prática desse tipo de crime – chamado formalmente de estelionato, utilizando benefícios sociais e auxílios para a população de baixa renda. Um dos casos mais comuns é o golpe do Bolsa Família, que já atingiu milhões de brasileiros nos últimos anos.
Para se ter ideia do problema, em 2020, uma propaganda falsa relacionada ao golpe do Bolsa Família atingiu mais de 1 milhão de pessoas. Na época, os golpistas enviavam uma mensagem por WhatsApp informando o recebimento de voucher para ganhar um dinheiro extra pelo programa social.
Como funciona o golpe do Bolsa Família?
Primeiramente, é importante ressaltar que existem várias modalidades de golpes envolvendo benefícios sociais. No entanto, vamos nos concentrar em uma que costuma ser aplicada de forma corrente aos beneficiários brasileiros.
O golpe do Bolsa Família mais comum é o que envia uma mensagem de texto pelo WhatsApp ou através de SMS. A pessoa recebe um link no qual deve clicar para ter acesso ao benefício, seja para um suposto aumento ou até por conta de um falso bloqueio na conta que precisa ser liberada novamente.
Ao clicar no link suspeito, o usuário deve preencher um questionário com seus dados. Há situações em que os criminosos pedem dinheiro para liberar o pagamento, mas o mais comum é o roubo de dados da vítima.
O simples fato de clicar no link desconhecido já coloca a pessoa em potencial situação de risco. Afinal de contas, alguns links podem ser downloads camuflados, os quais instalam programas maliciosos no celular a fim de roubar dados bancários e pessoais.
Como se proteger do crime a partir de agora?
Se você tem receio de cair no golpe do Bolsa Família, saiba que existem algumas dicas que podem e devem ser utilizadas para sua proteção:
- – Nunca abra links desconhecidos enviados por WhatsApp ou SMS;
- – Ninguém do governo entrará em contato por WhatsApp para falar sobre o auxílio recebido;
- – Nunca informe dados bancários;
- – Não existe cobrança de multas e taxas para receber o Bolsa Família.
Na dúvida, procure o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) onde efetuou o Cadastro Único (CadÚnico) e confira se a informação recebida é verdadeira ou se trata-se mesmo de um golpe do Bolsa Família.
Caso tenha sido vítima do golpes e só percebeu depois, acione a polícia e registre o ocorrido para sua segurança.