Poucos conhecem este remédio caseiro para afastar baratas. Especialistas dizem que é muito barato e eficaz.
Livrar-se das baratas pode ser uma das tarefas mais difíceis, honestamente. E é que as baratas são insetos muito resistentes e com grande capacidade de reprodução . Isso torna mais fácil para eles se tornarem uma praga , especialmente no verão. Mas, o que fazer para eliminar as baratas da minha casa? O que as baratas mais odeiam? O que repele baratas?
Aqui está um remédio caseiro para baratas que você pode nunca ter ouvido falar. E não, não é o truque do bicarbonato de sódio.
Remedio caseiro para baratas
Algumas pessoas têm nojo de baratas. Outro medo. Sem dúvida, é um dos insetos com mais má fama que existe, e que muitos não querem ter em casa. Ainda assim, esses insetos podem se esconder atrás de eletrodomésticos, embaixo da pia, em rachaduras, buracos, encanamentos, garagens e muito mais.
É aconselhável acabar com eles antes que se tornem um grande problema, e o Instituto Nacional de Saúde (INS) do Ministério da Saúde (Minsa) do Peru revelou um truque para conseguir isso.
Segundo o que é publicado em seu site, para afastar as baratas pode-se usar uma semente de graviola triturada. Esta armadilha natural deve ser colocada em locais onde as baratas transitam. “Isso ajuda a eliminá-los sem o risco de outros inseticidas sintéticos que podem causar alergias em crianças ou desconforto em animais domésticos”, afirmam.
O que fazer para que as baratas desapareçam para sempre?
Os especialistas também acreditam que algumas ervas, como manjericão, arruda e eucalipto, podem ajudar a repelir as baratas pelo cheiro. “Pelo seu aroma, funcionam como repelentes e inseticidas naturais, pois contêm resinas que os insetos reconhecem como potencialmente tóxicas ao seu metabolismo”, indicam.
Outro ponto importante é realizar uma limpeza profunda no banheiro e na cozinha, com frequência. Ou seja, nos locais onde esses insetos comumente se localizam. Essas limpezas devem ser feitas, sobretudo, durante os meses mais quentes, pois as altas temperaturas favorecem o aparecimento de baratas. Tudo isso ajudará a reduzir o risco de ter baratas em casa.
Doenças transmitidas por baratas
As baratas carregam bactérias e os danos não devem ser subestimados.
Um documento intitulado “A barata como vetor de patógenos” e publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde, dá conta disso:
- A barata carrega patógenos que podem permanecer viáveis em seu tegumento, trato digestivo e excrementos por dias ou semanas.
- A transmissão de germes pode ocorrer por regurgitação de alimentos, pelo contato com suas extremidades ou pela deposição de fezes.
- A alternância de habitat das baratas domésticas durante o dia e a noite as torna insetos verdadeiramente perigosos como poluidores.
- Durante o dia descansam em ambientes escuros, úmidos e quentes, como bueiros, latrinas, bueiros, fossas e fossas sépticas.
- À noite, eles estão ativos em armazéns, mercados, restaurantes e cozinhas. Eles também foram encontrados em hospitais, onde provavelmente atuam como veículos de patógenos entre os pacientes.