Instagram pausa suas mudanças que aproximaram a experiência do usuário da do TikTok, começará a mostrar menos postagens recomendadas. O diretor do Instagram, Adam Mosseri, anunciou mudanças na rede social que envolvem reverter alguns desenvolvimentos recentes que afetaram especialmente a forma como o conteúdo é exibido e as publicações dos próprios usuários.
Essencialmente, é corrigida a mudança que assimilou o Instagram ao TikTok com a experiência em tela cheia em que o vídeo ocupa toda a tela do dispositivo. E é que o vídeo se tornou o rei do conteúdo justamente por causa da influência e rivalidade do TikTok, a plataforma social que vem definindo tendências há algum tempo e até promoveu mudanças no Facebook para aproximar sua experiência do usuário.
Além disso, e continuando com essas retificações, o Instagram também retrocede quando se trata de postagens recomendadas de conteúdo de criadores que o usuário não segue. Essa é uma tendência que também é influenciada pelo TikTok e que promove a exibição de vídeos criados por usuários que não são seguidos para descobri-los. Aparentemente neste caso a retificação decorreria da necessidade de incluir melhorias nos algoritmos que regulam os conteúdos apresentados.
Mosseri afirmou que a introdução dessas mudanças se refletiu nas estatísticas e dados internos tratados pelo Instagram e que foi decidido parar, dar um passo atrás e analisar a situação antes de continuar avançando.
Aparentemente, a plataforma teria tomado nota das reclamações de muitos usuários que passaram de ver fotos e vídeos postados por amigos e familiares que seguem para ver sua linha do tempo preenchida por vídeos postados por criadores de conteúdo que não conhecem nem seguem , o que teria causado frustração.
A reclamação chegou a tal ponto que figuras conhecidas de grande popularidade no Instagram, como Kylie Jenner e sua irmã Kim Kardashian, reclamaram por terem parado de ver esse conteúdo, aludindo à decisão do Instagram ” parar de querer se tornar TikTok eu só quero ver fotos dos meus amigos .”
Nesta mesma semana, o próprio Mosseri afirmou que o modo de tela cheia não se mostrou ideal para todos os usuários e acusou o recebimento de reclamações de quem verifica que o aplicativo mostra cada vez menos fotos em uma rede social que nasceu com isso conteúdo como emblema (na verdade, seu logotipo apresenta uma câmera), confirmando que eles continuarão a apoiar a fotografia, embora não acreditem que com o tempo o foco no conteúdo de vídeo aumente.
Não em vão houve a recente mudança pela qual o Instagram converte automaticamente todos os vídeos com duração inferior a 15 minutos em Reels .