Como solicitar benefĂcios do INSS em 2022 com novas regras. Muitos cidadĂŁos desejam alcançar a tĂŁo sonhada aposentadoria. AtravĂ©s dela Ă© possĂvel acessar diversos benefĂcios que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece.
Por conta dos Ăşltimos acontecimentos, como a reforma da PrevidĂŞncia, pandemia de covid e a greve dos servidores, surgiram dĂşvidas em muitas pessoas que querem dar entrada em pedidos na PrevidĂŞncia.
Atendimento no INSS
Vale lembrar que, desde março, as agĂŞncias do INSS retomaram os atendimentos presenciais ao pĂşblico, a partir de agendamento prĂ©vio feito pelo aplicativo “Meu INSS” ou pelo telefone 135.
AlĂ©m dos pedidos já agendados, os postos voltaram a realizar o chamado “atendimento espontâneo”, para informação ou orientação em guichĂŞ especĂfico, sem precisar de marcação de data e horário.
Todos os serviços estĂŁo disponĂveis na plataforma do aplicativo ou pelo site, sem a necessidade de deslocamento atĂ© um posto do INSS. O segurado pode fazer a sua solicitação de forma remota para pedidos de aposentadoria, auxĂlios, BenefĂcio de Prestação Continuada (BPC) e consultas de perĂcia mĂ©dica, entre outros.
Como agendar atendimento no INSS
Para realizar o agendamento, o segurado deve acessar o aplicativo “Meu INSS” ou ligar para o telefone 135. Após receber uma senha, comparecer à agência no dia e na hora marcados. Os atendimentos espontâneos serão autorizados nas seguintes situações:
1 – Quando a Central 135 nĂŁo puder atender Ă demanda e houver orientação para que o operador encaminhe o interessado a uma agĂŞncia;
2 – ConclusĂŁo do pedido pelos canais remotos ou impossibilidade de informação;
3 – Recursos apresentados por empresas;
4 – Pedido de contestação de Nexos TĂ©cnicos Previdenciários (NTEP);
5 – CiĂŞncia do cidadĂŁo referente Ă necessidade de inscrição no Cadastro Ăšnico para Programas Sociais do Governo Federal (CadĂšnico);
6 – Reativação do BPC, apĂłs atualização do Cadastro Ăšnico;
Como solicitar o benefĂcio no aplicativo ou site Meu INSS
Basta baixar o “Meu INSS” e fazer login, usando a sua conta gov.br; Em seguida, clicar no botĂŁo “novo pedido” que vai aparecer na sua tela e avançar seguindo as instruções.
Utilizando o aplicativo, Ă© possĂvel enviar a documentação digitalizada, escaneada ou fotografada pelo celular. ApĂłs fazer a solicitação, o trabalhador pode, com o nĂşmero do protocolo de requerimento, acompanhar o andamento do pedido.
Documentação necessária para atendimento presencial
Para ser atendido na agĂŞncia, o segurado deve apresentar um documento oficial com foto. A entrada de um acompanhante sĂł Ă© permitida para os segurados com deficiĂŞncia auditiva.
Em outras situações, o servidor responsável pelo atendimento decidirá sobre a presença do acompanhante na agência.
Horário de atendimento
As agĂŞncias do INSS abrem de segunda Ă sexta-feira. O horário de funcionamento inicia entre 7h e 8h e termina entre 13h e 14h, dependendo da unidade. Nos postos que realizam perĂcia mĂ©dica durante o perĂodo da tarde, o funcionamento poderá ser estendido atĂ© as 18h.