Como solicitar benefícios do INSS em 2022 com novas regras

Confira como o atendimento do INSS está funcionando e quais são os documentos necessários

Como solicitar benefícios do INSS em 2022 com novas regras. Muitos cidadãos desejam alcançar a tão sonhada aposentadoria. Através dela é possível acessar diversos benefícios que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece.

Por conta dos últimos acontecimentos, como a reforma da Previdência, pandemia de covid e a greve dos servidores, surgiram dúvidas em muitas pessoas que querem dar entrada em pedidos na Previdência.

Atendimento no INSS

Vale lembrar que, desde março, as agências do INSS retomaram os atendimentos presenciais ao público, a partir de agendamento prévio feito pelo aplicativo “Meu INSS” ou pelo telefone 135.

Além dos pedidos já agendados, os postos voltaram a realizar o chamado “atendimento espontâneo”, para informação ou orientação em guichê específico, sem precisar de marcação de data e horário.

Todos os serviços estão disponíveis na plataforma do aplicativo ou pelo site, sem a necessidade de deslocamento até um posto do INSS. O segurado pode fazer a sua solicitação de forma remota para pedidos de aposentadoria, auxílios, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e consultas de perícia médica, entre outros.

Como agendar atendimento no INSS

Para realizar o agendamento, o segurado deve acessar o aplicativo “Meu INSS” ou ligar para o telefone 135. Após receber uma senha, comparecer à agência no dia e na hora marcados. Os atendimentos espontâneos serão autorizados nas seguintes situações:

1 – Quando a Central 135 não puder atender à demanda e houver orientação para que o operador encaminhe o interessado a uma agência;
2 – Conclusão do pedido pelos canais remotos ou impossibilidade de informação;
3 – Recursos apresentados por empresas;
4 – Pedido de contestação de Nexos Técnicos Previdenciários (NTEP);
5 – Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
6 – Reativação do BPC, após atualização do Cadastro Único;

Como solicitar o benefício no aplicativo ou site Meu INSS

Basta baixar o “Meu INSS” e fazer login, usando a sua conta gov.br; Em seguida, clicar no botão “novo pedido” que vai aparecer na sua tela e avançar seguindo as instruções.

Utilizando o aplicativo, é possível enviar a documentação digitalizada, escaneada ou fotografada pelo celular. Após fazer a solicitação, o trabalhador pode, com o número do protocolo de requerimento, acompanhar o andamento do pedido.

Documentação necessária para atendimento presencial

Para ser atendido na agência, o segurado deve apresentar um documento oficial com foto. A entrada de um acompanhante só é permitida para os segurados com deficiência auditiva.

Em outras situações, o servidor responsável pelo atendimento decidirá sobre a presença do acompanhante na agência.

Horário de atendimento

As agências do INSS abrem de segunda à sexta-feira. O horário de funcionamento inicia entre 7h e 8h e termina entre 13h e 14h, dependendo da unidade. Nos postos que realizam perícia médica durante o período da tarde, o funcionamento poderá ser estendido até as 18h.

Notícias em destaque
Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação