7 segredos para impulsionar seu currículo e garantir várias entrevistas. Dicas e recursos de currículo às vezes facilitam a tarefa de resumir uma carreira inteira em uma única página de currículo.
Vamos ser claros: escrever um bom currículo é mais do que apenas juntar uma lista das escolas que você frequentou, cargos que ocupou, habilidades que você possui e empresas nas quais você trabalhou.
É o documento de marketing mais valioso em sua busca de emprego, sua primeira apresentação ao gerente de contratação de uma empresa e a referência para sua carreira.
Os empregadores veem muitos currículos quando procuram novas contratações, e é importante saber o que eles estão procurando quando você cria o seu. Apresentar suas habilidades e experiência de uma maneira que mostre como sua carreira se alinha com o que eles estão procurando garantirá melhor uma entrevista.
Quer impressionar aquele gerente de contratação? Esteja você escrevendo um currículo do zero ou atualizando um antigo, siga estes passos para fazer o seu brilhar.
1. Personalize seu currículo sempre
Adapte o documento para cada cargo para o qual você se candidata, destacando suas qualificações e conhecimentos que correspondem aos requisitos específicos do trabalho. Os empregadores costumam usar software de triagem que digitaliza documentos em busca de palavras-chave específicas, portanto, siga a orientação da lista de empregos no fraseado.
2. Mostre suas habilidades tecnológicas
Resuma com precisão os softwares e tecnologias com os quais você está familiarizado, observando o nível de proficiência e há quanto tempo você usa cada um. Novamente, consulte a lista de empregos para decidir quais programas são vitais para incluir.
3. Destaque suas conquistas
Ao listar seus cargos anteriores, dê exemplos tangíveis de como os projetos em que você trabalhou afetaram os resultados da empresa. Aumentaram as vendas, ampliaram a base de clientes ou alcançaram mercados alvo? Você recebeu mais responsabilidade em sua empresa depois de se provar em seu trabalho atual?
4. Anote suas realizações
Inclua uma breve lista de qualquer reconhecimento especial e prêmios que você recebeu. Também é útil observar a participação em organizações profissionais relevantes e quaisquer conferências ou workshops em que você tenha falado.
5. Revise e revise novamente
Erros de digitação dizem ao gerente de contratação que você não é detalhista. Peça a alguns amigos ou colegas de confiança para dar uma olhada no seu currículo. Olhos frescos são sempre mais propensos a detectar erros.
6. Dê um atenção para suas referências
Se você estiver a todo vapor em sua busca de emprego, avise seus principais contatos de que eles podem estar recebendo ligações ou e-mails sobre você. Envie-lhes seu currículo mais recente para que estejam atualizados sobre suas realizações atuais e tenham todos os fatos à sua frente.
7. Mantenha seu currículo atualizado
Mesmo que você não esteja procurando emprego, atualize seu currículo toda vez que aceitar um novo emprego ou concluir um projeto significativo. Manter seus materiais de solicitação de emprego atualizados regularmente fará com que pareça menos um fardo.