Principais perguntas de uma entrevista de emprego e como respondê-las

Durante uma entrevista de emprego, você pode encontrar todos os tipos de perguntas

Principais perguntas de uma entrevista de emprego e como respondê-las. Durante uma entrevista de emprego, você pode encontrar todos os tipos de perguntas: algumas mais simples que outras e algumas até complicadas ou sem sentido. Mas não se engane, tudo é controlado para obter informações específicas sobre você.

Você deve ter cuidado com suas respostas. Por isso recomendamos que você treine antes, investigue tudo o que puder sobre a empresa, projete uma imagem de segurança e nunca minta.

Principais perguntas de uma entrevista de emprego

1. Você pode me dizer algo sobre você?

É uma das questões mais importantes. Parece uma pergunta inocente para quebrar o gelo, porém, tem um objetivo bem pensado para o recrutador: saber o que você tem a oferecer, como funcionário, à empresa e saber que tipo de candidato você é. Então, não subestime.

Concentre-se em falar sobre o seu ‘eu profissional’. Como você trabalha, em quais áreas você tem experiência e por que você pode ser um ativo valioso para a organização.

2. Porque você quer trabalhar aqui?

Com essa pergunta, o entrevistador quer saber o quanto você sabe sobre a empresa e o grau de comprometimento que adota para conseguir a vaga.

Você deve se concentrar em contar como foi sua carreira profissional até agora e o que pode contribuir para a empresa em que deseja trabalhar com base em sua experiência profissional.

3. O que você faria se ganhasse na loteria amanhã?

O entrevistador provavelmente vai querer saber se você continuaria a trabalhar com eles e quão responsável você é com o dinheiro. A resposta ideal seria que você continuasse trabalhando no que você é apaixonado e que usaria o dinheiro para atingir seus objetivos (por exemplo, em cursos de treinamento ou diplomas).

Em outras ocasiões, aquela loteria de que a empresa fala também pode ser a proposta de outra empresa da concorrência, e o entrevistador vai querer avaliar sua fidelidade.

4. Quais são suas expectativas?

Investigue os salários que estão sendo pagos em seu setor e, a partir daí, estabeleça uma faixa que não seja muito ambiciosa, mas que também não o subestime. Fale sobre o maior valor obtido de acordo com sua experiência, esclareça que é negociável e fale sobre outros benefícios de seu interesse como benefícios, crescimento, bônus, etc.

5. Por que você deixou (ou quer deixar) seu emprego?

O importante aqui é que você seja sincero, mas sem criticar a empresa anterior. O melhor é transmitir que procura novas experiências e desafios, que pretende ter maiores responsabilidades ou simplesmente que pretende crescer como profissional no seu setor.

Se você saiu da empresa porque foi demitido, NUNCA minta porque tudo acaba sendo conhecido. Você deve responder sem esconder nada.

Transforme essa situação negativa em uma oportunidade de crescimento, explicando o que você aprendeu naquele momento, como isso o fez mudar e contando o que aconteceu sem entrar em muitos detalhes.

6. Onde você se vê daqui a cinco anos?

Esta é uma pergunta que confunde muitos candidatos, pois pode ser difícil de responder. Se suas expectativas forem muito agressivas, como “Eu gostaria de ser gerente”, o entrevistador pode ver você como ameaçador, querendo seu emprego.

Uma boa resposta seria aquela que ligasse seus planos futuros com sua experiência e pontos fortes passados. Use isso como uma oportunidade para falar sobre por que você está interessado neles.

7. Qual você acha que é o seu maior defeito?

Além de julgá-lo, o entrevistador busca saber o grau de honestidade e autoconhecimento. Ele está interessado em dois aspectos chave de sua pessoa: sua capacidade de aceitar seus erros e sua capacidade de corrigi-los.

Ele quer saber se você será o tipo de pessoa que aceita críticas e se esforça para melhorar, ou melhor, aquela que nega o erro e resiste a mudar hábitos. Fale sobre um ponto fraco que você está trabalhando para melhorar.

Evite os clichês “excessivamente perfeccionista, organizado demais, incapaz de se desconectar do trabalho”. Fale sobre uma das fraquezas menores, desde que não interfira em sua capacidade de fazer o trabalho, é a melhor maneira de responder a essa pergunta.