Que um celular Android não reconheça o cartão SIM é um problema mais comum do que muitos usuários pensam, pois pode ocorrer em qualquer dispositivo, independentemente da marca ou operadora de celular. Esse cenário é irritante, pois não podemos fazer chamadas, muito menos usar aplicativos como o WhatsApp . o que fazer nesta situação? Aqui te contamos.
Há mais de um motivo que pode fazer com que seu celular Android não reconheça o cartão SIM . Nesse sentido, é necessário conhecer cada uma das possíveis causas e o que podemos fazer para resolvê-la.
Verifique se o cartão SIM está inserido corretamente no celular
Embora possa não parecer relevante, muitas vezes com pressa inserimos o cartão SIM incorretamente em nosso telefone, especialmente naqueles modelos que também possuem espaço para cartões micro SD. Para resolver este problema, basta colocá-lo corretamente.
Verifique se não há sujeira
Pode acontecer que o cartão ou o slot estejam sujos e, portanto, não seja feito um bom contato. Essa é uma das causas mais comuns que fazem com que nosso dispositivo não reconheça o cartão SIM.
Para prosseguir com a limpeza, devemos usar um pano e mergulhá-lo em álcool isopropílico que nos ajudará a remover os restos de sujeira que se acumularam no cartão SIM ou nas bordas da bandeja de entrada.
Verifique se o cartão SIM ou slot está danificado
Outra causa que faz com que nosso telefone não reconheça um cartão SIM é porque ele pode estar danificado. Para verificá-lo inserindo-o em outro dispositivo, se a falha persistir, a única solução é bastante simples: solicite uma duplicata à nossa operadora.
Alterar o tipo de rede
Embora seja menos comum, também pode ocorrer um problema de conexão de rede que impede que o cartão SIM seja reconhecido pelo telefone, pois você escolheu a rede errada. Nesse caso, é necessário acessar as configurações do dispositivo e escolher o tipo correto de rede.
Redefinir o celular
Para que nosso telefone Android reconheça um cartão SIM , há uma ação drástica que podemos tomar, mas primeiro devemos salvar tudo o que temos na memória do telefone celular. Esta é a restauração do dispositivo para as configurações de fábrica. Essa ação pode funcionar, pois às vezes o problema está no software do telefone.