INSS pode negar a aposentadoria e benefício de quem não atender a ligação, mas pode ser golpe.
O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) começou a notificar aposentados, pensionistas, BPC e segurados para regularizar pendências nos processos de aposentadorias e benefícios.
>INSS pode cancelar aposentadorias e reduzir o valor dos benefícios: entenda
Seria mais uma simples notificação, não fosse a forma do chamado que acontece (por telefone, SMS ou por aplicativo) e a consequência do não atendimento (não aprovação do benefício). O INSS anunciou que já começou a fazer mais de 300 mil ligações para os beneficiários que precisam entregar esses documentos. E, é claro, que isso chamou a atenção dos golpistas.
>198 mil aposentados, pensionistas e segurados do INSS vão receber bolada de novos atrasados
Exigência do INSS
Quando se faz uma solicitação ao INSS, ou um processo é protocolado no órgão, o INSS tem que avaliar e dar uma decisão: concessão ou indeferimento do benefício.
Em alguns casos, com os documentos apresentados, não é possível concluir o processo, então o INSS notifica o beneficiário para ele completar o que está faltando. Geralmente, o INSS solicita documentos básicos, tais omo, RG, CPF, Certidão de nascimento ou casamento, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros.
Na prática, o INSS exige a prova que está faltando, por isso chama esta fase de “exigência”. A apresentação das provas pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, sem sair de casa.
Resposta do segurado é fundamental
Caso o segurado ou dependente não apresente uma resposta, o benefício vai ser negado por falta do cumprimento da exigência.
>Quem são os aposentados e pensionistas que terão que enviar foto para o INSS em agosto?
A apresentação do que está sendo exigido não é garantia de o processo ser aprovado, por que o INSS pode entender que não houve cumprimento satisfatório. Em caso de indeferimento é possível recorrer na própria previdência ou na Justiça, até mesmo em ambos.
>INSS descobre novo golpe contra aposentados, pensionistas e quem recebe BPC
Fonte: reportagem do INFORME BRASIL com informações do Bocchi Advogados