Novo decreto antecipa 13º dos aposentados do INSS todos os anos: 14º pode ser pago ainda este ano.
Uma boa notícia para aposentados e pensionistas do INSS. Um novo Decreto publicado nesta quarta-feira (1º) pelo governo federal estabeleceu regras para o pagamento do 13º salário dos beneficiários do INSS.
>6.987 pessoas que receberam auxílio do governo estão mortos e geraram pensão do INSS
A partir do ano que vem, a primeira parcela será paga com o benefício de agosto, e a segunda parte do abono será paga com o benefício de novembro. Até então, a antecipação do 13º salário do INSS precisava ser autorizada por um decreto presidencial. Com a mudança, isso não será mais necessário.
A primeira parcela corresponderá a até 50% do valor do benefício e será paga na competência de agosto. Em geral, os pagamentos dessa competência começam nos últimos cinco dias úteis de agosto e vão até os cinco primeiros dias úteis de setembro. As datas do depósito variam conforme o valor e o número final do benefício.
>Qual é o valor do décimo quarto do INSS em 2020?
A segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da primeira parcela. O dinheiro será depositado com o benefício de novembro. Os valores geralmente caem na conta entre os cinco últimos dias úteis de novembro e os primeiros cinco dias úteis de dezembro, também a depender do valor e do número final do benefício.
As datas de pagamento do ano que vem devem ser divulgadas no final deste ano.
>Lista de bancos autorizados a fazer Empréstimo a aposentados e pensionistas do INSS
Pagamento do 13º de 2020 já aconteceu – esperança é o décimo quarto (14º)
Por causa da crise, o governo decidiu antecipar as duas parcelas do 13º salário de 2020. A primeira parcela foi paga entre 24 de abril e 8 de maio. A segunda parte do abono foi depositada entre 25 de maio e 5 de junho.
>Atrasados de até R$ 62.700 começam a ser pagos aos aposentados e pensionistas do INSS
Agora, os aposentados esperam a aprovação do décimo quarto salário, que pode ser pago em dezembro.
Para quem não sabe, aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) podem ter um 14º salário ainda neste ano de 2020, em razão da crise. O presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), aprovou a proposta e proferiu relatório favorável à transformação, em projeto de lei, da sugestão legislativa com esse objetivo. Saiba mais sobre o décimo quarto salário: Qual é o valor do décimo quarto do INSS em 2020?