Como ficam os descontos dos empréstimos no salário dos aposentados e pensionistas do INSS?

Como ficam os descontos dos empréstimos no salário dos aposentados e pensionistas do INSS?
Como ficam os descontos dos empréstimos no salário dos aposentados e pensionistas do INSS?

Como ficam os descontos dos empréstimos no salário dos aposentados e pensionistas do INSS?

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) estão enfrentando uma situação financeira bastante complicada durante a crise. Muitos deles estão pagando empréstimos consignados, que desconta as parcelas da dívida diretamente no salário do beneficiário.

Neste contexto de dificuldades, o aumento do preço de muitos produtos ocasionou a redução da capacidade de muito deles pagar dĂ­vidas – ao mesmo tempo que tentam arcar com os custos da casa e da famĂ­lia. Mas um alento deve chegar nos prĂłximos dias com aprovação de uma nova Lei Federal.

>Conheça 5 propostas que concedem ajuda em dinheiro para aposentados e pensionistas do INSS

Na última semana, o Senado aprovou o Projeto de Lei (PL) 1.328/2020 que suspende cobranças de empréstimos por 120 dias. Agora, a proposta já está na Câmara dos Deputados, onde deve passar, na próxima semana, pela última etapa de votação, para enfim começar a valer, caso seja aprovado pelos parlamentares.

>TRF libera dois tipos de atrasados para 154 mil aposentados e pensionistas do INSS

O Projeto, de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA), estabelece a suspensão de quatro parcelas do contrato de aposentados e pensionistas do INSS. Ou seja, nada será descontado por quatro meses. Se for aprovado este mês, o salário que será pago em julho não poderá ter desconto de consignados de nenhuma especie.

>Projeto cria auxĂ­lio-cuidador de R$ 1.045 para idosos, BPC e aposentados do INSS

O que diz o projeto:

O texto define que: “Ficam excepcionalmente suspensos, durante 120 dias, inclusive nos contratos firmados na vigĂŞncia do estado de calamidade pĂşblica, os pagamentos das obrigações de operações de crĂ©ditos consignados em benefĂ­cios previdenciários, bem como para servidores e empregados pĂşblicos e do setor privado, ativos e inativos.”

>Confira o prazo para pedir revisão de aposentadorias, pensões e benefícios do INSS

Pelo texto:

  • as prestações suspensas serĂŁo convertidas em prestações extras, com vencimentos nos meses seguintes Ă  data de vencimento da Ăşltima prestação prevista para o financiamento;
  • será proibida a incidĂŞncia de multa, juros de mora, de honorários advocatĂ­cios ou de quaisquer outras cláusulas penais sobre as parcelas suspensas.

>Pagamento extra de R$ 2 mil para aposentados do INSS Ă© apresentado ao Senado

Endividamento de aposentados

O crédito consignado é concedido a quem tem o salário ou a aposentadoria creditada em conta corrente. Por ser descontado diretamente na folha de pagamento ou aposentadoria do cliente, é uma opção de empréstimo fácil e tem uma das menores taxas do mercado.

>INSS define novas regras para reabrir agências: veja quem poderá entrar

Por isso, é preciso cuidado para não aumentar o endividamento. A inadimplência das famílias brasileiras em maio atingiu o maior porcentual da série histórica para o mês desde janeiro de 2010, segundo pesquisa da CNA (Confederação Nacional do Comércio). O índice atingiu 10,6%, ante 9,9% em abril, indicando o aumento de famílias que declaram não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso, em meio às restrições de renda decorrentes da pandemia do coronavírus.