INSS divulga os serviços que serão oferecidos na reabertura das agências: veja horário e regras.
O governo federal confirmou, nesta segunda-feira (22/6), por meio da Portaria Conjunta nº 22, a reabertura das agências da INSS (Instituto Nacional de Seguro Social com atendimento presencial. Saiba quais serviços serão disponibilizados na reabertura, horário de atendimento e as regras para entrar na agência.
>BPC no Cadastro Único: prazo para bloqueio e suspensão começa dia 1º de julho
Qual o horário de funcionamento?
Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários como aposentados, pensionistas, BPCs entre outros.
>6 passos para conseguir aumento de 25% no valor da aposentadoria
Regras para entrar nas agencias do INSS
Para entrar nas agencias do INSS será preciso:
- O acesso ao interior das agências será controlado:
- Segurado terá que fazer agendamento prévio pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135).
- Deverá usar de máscaras (só vai entrar de máscara)
- e as agências terão que oferecer Álcool em gel para os beneficiários e funcionários
>Novo golpe contra aposentados, BPC e pensionistas do INSS: saiba como funciona
Quantas agências vão funcionar?
De acordo com estudos feitos pelo INSS, atualmente, 753 agências estão aptas a voltar a funcionar, o que representa 70% da capacidade de atendimento do Instituto – são 1.525 no total. As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura continuarão em regime de plantão reduzido.
>INSS envia cartas com 90 dias de prazo para aposentados, BPC e pensionistas mandar documentos
Quais serviços serão que serão atendidos?
Serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remoto, como, os seguintes temas abaixo:
- realização de perícia médica
- avaliação social
- reabilitação profissional
- justificação administrativa
- cumprimento de exigências solicitadas pelo INSS
>Justiça acaba de liberar novos atrasados para 131 mil pessoas, incluindo aposentados do INSS
>BPC e Cadastro Único: é verdade que inscritos vão receber R$ 1.045 extra?
Demais serviços
Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento continuam pelos canais remotos – o Meu INSS (gov.br/meu INSS, site e aplicativo) e telefone 135. Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado, a fim de continuar prestando serviço de qualidade aos cidadãos que têm dúvidas em relação a serviços e benefícios.