905 mil precisam enviar documentos para destravar aposentadorias e benefĂcios do INSS.
Atualmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem 905 mil pedidos de benefĂcios em seu estoque que dependem de algum tipo de ação por parte do segurado para que se possa fazer a avaliação final. Na maior parte dos chamados requerimentos “em exigĂŞncia“, Ă© preciso que o cidadĂŁo envie documentos ou informações pendentes.
Há ainda 472 mil processos que aguardam a análise inicial por parte do instituto. De acordo com o órgão, o tempo médio de conclusão atualmente é de 57 dias.
Entre os problemas mais comuns para o pedido cair em exigência estão falta de carteira de trabalho, de documentos pessoais e de comprovante de tempo de contribuição ou até informações pessoais que estejam com erro na base de dados previdenciária, principalmente o número de CPF.
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Para Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), o aumento do nĂşmero de pedidos feitos pela internet pode ter influenciado no volume de requerimentos em exigĂŞncia, já que, nesses casos, o segurado dá entrada no benefĂcio sozinho, com pouca orientação.
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“Estamos com agĂŞncias fechadas há quase trĂŞs meses, e vários pedidos que foram feitos no perĂodo tiveram quase nenhuma orientação. EntĂŁo, Ă s vezes, as pessoas nĂŁo juntam a documentação toda ou nĂŁo a digitalizam corretamente. O INSS tem um padrĂŁo de digitalização bastante rĂgido. Tem que ser colorido, por exemplo. E, Ă s vezes, o segurado nĂŁo tem scanner. EntĂŁo, acaba tirando foto com o celular, nĂŁo tira de todas as páginas da carteira, fica torto, desfocado”, explica.
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Segundo ela, há ainda casos de exigências que são internas ou não dependem de nenhum tipo de ação por parte do segurado:
“Tenho recebido muitos processos em que o INSS abre exigĂŞncia para fazer perĂcia, que nĂŁo está acontecendo no momento por conta da pandemia. AlĂ©m disso, tem processos que vĂŁo para a perĂcia analisar e tambĂ©m sĂŁo colocados em exigĂŞncia, mas Ă© uma exigĂŞncia interna, nĂŁo Ă© algo que o segurado consiga resolver”.
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Como cumprir a exigĂŞncia pelo Meu INSS
Os cidadĂŁos sĂŁo comunicados sobre as exigĂŞncias por meio do Meu INSS, do e-mail ou por mensagem de SMS.
Essas pendências podem ser resolvidas pelo Meu INSS (gov.br/meuinss ou pelo aplicativo para celular), que permite ao segurado enviar documentos complementares. Veja como fazer:
- 1) Acesse o Meu INSS
- 2) Selecione “Agendamentos / solicitações”
- 3) Localize o processo em exigĂŞncia
- 4) Clique na lupa para detalhar o requerimento
- 5) Localize a opção “Cumprir exigĂŞncia”
- 6) Clique em “Anexar arquivo” (cada arquivo pode ter no máximo 5MB)
- 7) Clique em “Anexar” e escolha o arquivo a ser enviado. Repita o procedimento para todos os arquivos que desejar enviar
- 8) Aperte “Confirmar”
- 9) No campo “Responda aqui”, escreva algum esclarecimento sobre a exigĂŞncia para auxiliar a análise do INSS
- 10) Se estiver tudo certo, aperte em “Enviar” e confira se os arquivos estĂŁo anexados
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Pedidos negados
Apesar disso, a presidente do IBDP afirma que o grande volume de exigĂŞncias Ă© um ponto positivo, pois evita que esses pedidos sejam indeferidos. O INSS informou que, em abril, foram negados 280.397 pedidos de benefĂcios, contra 389.899 indeferimentos em março.
“Há uns trĂŞs ou quatro meses, tivemos uma avalanche de indeferimentos, que poderiam ter sido resolvidos com exigĂŞncia. É melhor que haja uma exigĂŞncia do que um indeferimento precoce. Dessa forma, o segurado tem a chance de resolver o problema”, avalia Adriane.
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Com informações do Jornal Extra