8 usos de ervas aromáticas na cozinha que você deve conhecer!

Aprenda a utilizar as 8 ervas aromáticas na sua cozinha e crie os melhores pratos para surpreender qualquer pessoa.

As ervas aromáticas são verdadeiras joias na cozinha, capazes de elevar o sabor de qualquer prato e trazer uma série de benefícios não apenas para o paladar, mas também para o bem-estar e até mesmo para as tarefas domésticas.

Se você deseja explorar ao máximo esses ingredientes peculiares, está no lugar certo. Apresentamos aqui 8 maneiras de incorporar essas plantas em suas receitas e se tornar um verdadeiro especialista culinário.

usos de ervas aromáticas na cozinha
8 usos de ervas aromáticas na cozinha que você deve conhecer! – Foto: Freepik

8 usos de ervas aromáticas na cozinha que você deve conhecer!

1. Coentro: Versátil e saboroso, o coentro é um ingrediente indispensável em muitas cozinhas. Assim, além de ser um elemento-chave em pratos como guacamole, ele também é perfeito para realçar o sabor de carnes bovina, frango, porco, peixes, frutos do mar, ceviches, sopas e saladas.

2. Salsinha: Com seu aroma característico, a salsinha é muito apreciada na Europa e pode dar um toque especial a diversos pratos. Então, experimente combiná-la com batatas, peixes, frutos do mar, carnes bovina e suína, peru, ovos e massas.

3. Manjericão: Presente na gastronomia italiana, o manjericão é um verdadeiro coringa na cozinha. Assim, é ideal para pratos com carne de porco, frango, frutos do mar, queijos e bebidas com frutas vermelhas ou cítricas.

4. Hortelã: Além de ser uma erva culinária popular, a hortelã também pode ser utilizada para manter a casa com um aroma fresco. Então, experimente adicioná-la a pratos com carne de porco, cordeiro, bebidas cítricas, torresmo, frutas, chocolate ou laticínios.

5. Orégano: Com seu sabor marcante, o orégano é ideal para realçar o sabor de carnes bovina, frango, porco, caldos, sopas e peru. Assim, apenas tenha cuidado para não exagerar na quantidade, pois pode dominar os outros sabores.

6. Alecrim: Perfeito para acompanhar ingredientes como tomate, espinafre, cogumelos, batata, carne de porco, carne bovina, macarrão e peixe, o alecrim adiciona um sabor extra às suas receitas.

7. Sálvia: Apesar de menos conhecida, a sálvia é uma das ervas altamente recomendada para pratos com carne de porco, vaca, peixe assado e carne bovina, adicionando um toque de sofisticação ao seu preparo.

8. Tomilho: Por fim, o tomilho, queridinho na gastronomia, pode ser facilmente incorporado a diversos pratos, como carne bovina, peru, porco, frango, sopas e caldos, proporcionando um sabor incomparável.

Agora que você conhece esses usos incríveis das ervas aromáticas, experimente incorporá-las às suas receitas e surpreenda-se com os resultados. Assim, transforme seus pratos com esses ingredientes naturais e torne-se um mestre na arte da culinária.