7 alimentos que não podem ser reaquecidos no micro-ondas

O micro-ondas não é recomendado para reaquecer certos tipos de alimentos, porém muitas pessoas o fazem devido à sua rapidez e facilidade.

micro-ondas é um eletrodoméstico fácil e rápido de usar e por excelência, um dos mais utilizados em todas as cozinhas. Isso porque permite que você tenha a comida pronta e quente em muito pouco tempo e, às vezes, evita o incômodo de ter que cozinhar, por exemplo, reaquecendo pratos já preparados.

Porém, apesar de sua simplicidade, o micro-ondas não é um aparelho que se recomenda muito para reaquecer refeições, pois nem todos os alimentos são adequados, seja pelos ingredientes, seja pela embalagem em que são servidos.

7 alimentos que não podem ser reaquecidos no micro-ondas

Aqui estão sete alimentos que não são recomendados para reaquecer no microondas devido ao risco:

1- Ovo Cozido: Não é recomendado aquecer ovo cozido no micro-ondas, seja com casca ou descascado, devido ao risco de explosão durante o aquecimento, ou mesmo ao ser retirado do aparelho, causando queimaduras graves a quem estiver por perto. Por isso, se quiser reaquecer ovos previamente cozidos, o ideal é cortá-los e acompanhá-los com outros alimentos.

2- Arroz: Reaquecer o arroz pode causar intoxicação alimentar. É comum encontrar a bactéria Bacillus cereus, que resiste perfeitamente a altas temperaturas, e que é capaz de produzir esporos tóxicos. Para aquecer o arroz, é aconselhável deixá-lo ferver e mantê-lo aquecido.

3- Leite materno: Embora congelar o leite materno seja bom, usar o micro-ondas para descongelá-lo não é. A Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA não recomenda, pois as ondas não aquecem os alimentos de maneira uniforme e podem causar queimaduras na boca e na garganta do bebê, por isso a melhor opção é esquentá-lo no fogo com uma panela.

4- Carne processada: Os aditivos e conservantes contidos nas carnes processadas são prejudiciais à saúde se reaquecidos no micro-ondas. O referido aparelho pode produzir oxidação do colesterol alimentar neste processo, ligada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, segundo estudos publicados no ‘Journal of Agricultural & Food Chemistry’ e no ‘Food Control’.

5- Vegetais de folhas verdes e beterraba: Os nitratos naturais de alguns vegetais como couve, espinafre ou beterraba podem ser convertidos em nitrosaminas, substâncias que apontam para substâncias cancerígenas se aquecidas no micro-ondas.

6- Batatas: Se uma batata for preparada no aparelho no recipiente apropriado, não há risco, mas o problema é reaquecer aquelas que foram previamente cozidas em papel alumínio , pois contribui para a proliferação da bactéria ‘Clostridium botulinum’.

7- Recipientes para entrega em domicílio: A maioria dos recipientes geralmente são feitos de plásticos como poliestireno, um material que nunca deve ser misturado no micro-ondas com os alimentos que contêm, pois emitem substâncias tóxicas. Portanto, é melhor virar a comida em um prato.