6 erros que as mulheres não podem cometer com seus cabelos

Para ter um cabelo bonito e saudável, alguns erros devem ser evitados

Para cuidar do seu cabelo, é importante escolher tratamentos adaptados a cada tipo de couro cabeludo. No entanto, alguns maus hábitos que podem prejudicar o cabelo devem ser evitados, principalmente se podem danificar a fibra capilar, ressecar o cabelo ou simplesmente acelerar a produção de sebo.

Para ter um look perfeito e sublimar o rosto, é fundamental ter cabelos bem tratados, brilhantes e macios. No entanto, quando o cabelo fica opaco e seco, muitas vezes significa que um ou alguns erros foram cometidos em nossa rotina capilar. Por isso, é importante tratar o problema pela raiz.

Às vezes, o uso de produtos capilares, por mais caros que sejam, não consegue deixar o cabelo perfeito. Por isso é importante estar atento aos erros que podem ser cometidos na manutenção do couro cabeludo. Escovações repetidas, uso de shampoos inadequados ou má escovação, são os erros mais repetidos no dia a dia. No entanto, não são as probabilidades únicas que promovem a quebra do cabelo. Veja abaixo a lista!

6 erros que as mulheres não podem cometer com seus cabelos

1. A frequência de lavagem incorreta danifica o cabelo

Entre os cuidados mais básicos para cuidar de seus fios está a lavagem. Desde que você não os lave com muita frequência. Exceção feita para pessoas com cabelos finos que tendem a ficar oleosos. Neste caso, lavar 3 vezes por semana é o ideal. Por outro lado, e para cabelos secos e crespos, é desejável lavar uma vez por semana. E não é à toa que a lavagem excessiva não só danifica a fibra capilar como também promove a produção de sebo que tende a deixar o cabelo oleoso. Em tal situação, é recomendável lavá-los em dias alternados.

2. Uso excessivo de produtos para manter o cabelo

Quer seu cabelo seja cacheado ou liso, o uso excessivo de produtos capilares pode prejudicar seu cabelo. Recomenda-se respeitar a quantidade recomendada e prescrita em cada embalagem. Geralmente, basta usar um pouquinho para a manutenção de sua fibra capilar. Outra alternativa, opte por um shampoo seco que permite diminuir a frequência de uso.

3. Água muito quente danifica o cabelo

Lavar o cabelo com água muito quente é um dos piores hábitos de cuidado com o cabelo. Esse erro costuma ser cometido porque o cabelo é lavado ao mesmo tempo que o corpo. A temperatura excessiva pode não apenas danificar a fibra capilar,  mas também torná-la quebradiça e áspera. Portanto, é recomendável lavar o cabelo com água morna.

4. Condicionador mal aplicado deixa o cabelo oleoso

O condicionador é um passo fundamental em qualquer rotina capilar para desembaraçar os fios e deixá-los mais macios. Se você tem cabelo de comprimento médio, longo, cacheado ou crespo, não é recomendável deixar de aplicar este produto hidratante. No entanto, é importante aplicá-lo uniformemente em todo o comprimento do cabelo com a ponta dos dedos. Após 2 a 3 minutos de espera, você pode desembaraçar e enxaguar os cabelos. Observe que a aplicação de um condicionador na raiz corre o risco de deixar o cabelo oleoso, além de deixá-lo pesado.

5. Um shampoo ruim pode deixar o cabelo oleoso

Usar o shampoo errado pode prejudicar seriamente o cabelo. Além de forçá-los a produzir mais sujeira, corre o risco de desnaturá-los se não estiver adaptado à sua fibra capilar. Quer tenha cabelos cacheados, lisos, secos ou oleosos, é importante escolher o melhor shampoo para o seu cabelo, para deixá-lo mais flexível e saudável.

6. Adormecer com o cabelo úmido danifica o couro cabeludo

Esse erro é frequentemente cometido e pode trazer sérias consequências para o cabelo. E não é à toa que, além do risco de resfriados ou torcicolos ao acordar, os cabelos podem ficar enfraquecidos. Molhado, torna-se muito mais frágil devido principalmente aos movimentos e à pressão sobre a almofada. Como resultado, a fibra capilar é mais propensa a quebrar.

Portanto, além de optar por cuidados capilares adequados para cada tipo de cabelo, também é importante evitar os erros acima para não danificar a fibra capilar.