6 coisas que você precisa ficar sabendo sobre ovos
O ovo, além de ser um ingrediente básico na culinária diária, é um alimento com alto nível nutricional. Os especialistas aconselham o consumo de 3 a 5 ovos por semana, pois além das proteínas contêm vitaminas e minerais essenciais ao nosso organismo.
Essas são algumas das perguntas mais comuns que surgem quando compramos e consumimos ovos.
>Elimine baratas de sua cozinha com este truque fácil
Com certeza você já se perguntou, porque a resposta é muito simples, a cor da casca do ovo depende da raça a que a galinha pertence. Assim, raças com plumagem branca botam ovos brancos, enquanto raças com penas marrons botam ovos marrons. A qualidade dos ovos não depende da cor, mas sim da criação das galinhas.
>Você sabe como realmente é feito o ketchup que compramos? Vai te surpreender
O ovo é um dos alimentos mais sensíveis à contaminação e multiplicação de bactérias. Não é recomendável lavar ou limpar os ovos antes de guardá-los na geladeira, pois isso pode danificar a casca, que é porosa e possui uma fina película protetora que atua como uma barreira para proteger o ovo da entrada de microorganismos que podem danificar o ovo ou nos causar doenças. Se quiser lavá-los, é aconselhável fazê-lo na hora de usar o ovo, pode-se usar água com um pouco de detergente na casca, depois enxaguar e secar com papel toalha e com muito cuidado.
>Diga adeus aos mosquitos com este incenso caseiro cheiroso
Normalmente nos supermercados não os têm na zona frigorífica mas depois de os comprarmos em casa é aconselhável guardá-los na geladeira para que fiquem frescos e não percam as suas propriedades.
Alguns produtores de ovos indicam que é preferível armazenar os ovos nas prateleiras internas da geladeira, não na porta, que normalmente é o local destinado a isso, pois isso minimiza as mudanças de temperatura e as agitações e choques que ocorrem a cada vez. abrimos e fechamos a porta da geladeira.
>Veja por que um copo d’água às 6h da manhã é tendência pelo mundo
A data de consumo preferencial é definida contando 28 dias a partir da postura (ver tabela anterior do rótulo), mas se o ovo estiver em bom estado após esses dias pode ser consumido, após a data de consumo preferencial é aconselhável consumi-lo cozido e não use para molhos ou encharcados.
>7 usos que você pode dar ao sal fora da cozinha
Para saber se um ovo é fresco temos que observar que a casca está limpa e não apresenta rachaduras ou quebras, se o ovo não for fresco a gema ficará mais lisa e a clara mais densa e dispersa. Se cheirar mal, nunca coma.
Coloque-o em um copo d’água: se expirar, ele vai flutuar; e se, ao contrário, estiver frio, vai cair no fundo.
>Receita fácil e saudável de leite de arroz caseiro para cuidar da saúde
O livro Cooking and Food de Harold McGee recomenda ferver os ovos sem bolhas para evitar que a agitação das bolhas da água ao ferver quebrem a casca, evitando assim que a clara fique com uma textura borrachuda e a gema Muito seco. Assim que a água começar a ferver deixe 2-3 minutos, com este tempo obtém uma gema quase coalhada e a gema líquida, se gostar mais feita com a coalhada branca, deixe entre 4 e 5 minutos.