5 dicas de especialistas para manter sua comida fresca por muito tempo

Dependendo de como você armazena, os alimentos poderão permanecer frescos por mais ou menos tempo.

Conservar alimentos de maneira eficiente pode ser um desafio, mas com alguns truques simples, é possível prolongar a vida útil dos produtos e evitar o desperdício. Neste artigo, compartilharemos dicas valiosas dos especialistas para manter seus alimentos frescos por mais tempo, garantindo economia e preservação.

Por que os alimentos estragam?

Fatores como temperatura, umidade e até a própria geladeira podem contribuir para a rápida deterioração dos alimentos. O desenvolvimento de mofo e mau odor muitas vezes está associado à presença de organismos microbianos, representando riscos à saúde.

5 dicas de especialistas para manter sua comida fresca por muito tempo
5 dicas de especialistas para manter sua comida fresca por muito tempo – Foto: Canva

Assim como não colocamos certos objetos na geladeira para evitar danos, os produtos alimentícios também exigem cuidados específicos para garantir sua qualidade.

5 dicas de especialistas para manter sua comida fresca

1. Queijo

Armazenar queijo na embalagem original ou envolto em filme plástico pode sufocá-lo. Para manter o frescor, opte por guardá-lo em papel manteiga, permitindo que você respire. Essa prática simples pode prolongar a vida útil do queijo por até mais uma semana.

2. Salada

Brotos e alface não devem permanecer em embalagens plásticas. Após a compra, retire-os da bolsa, lave-os e coloque-os em recipientes com papel de cozinha. Cubra com guardanapos para reter a umidade e manter o frescor por mais tempo.

3. Bananas

Guarde as bananas na geladeira e cubra os caules com filme plástico para evitar o amadurecimento acelerado causado pela liberação de etileno. Essa prática simples ajuda a preservar a qualidade das bananas por mais tempo.

4. Cenouras e Aipo

Retire esses vegetais da embalagem original, que podem abrigar bactérias. Armazene-os em potes de vidro com água para manter a frescura por até uma semana e meia. Essa prática economiza tempo durante o cozimento, pois os vegetais já serão descascados e picados.

5. Ervas

Para recuperar ervas secas, congele-as em formas de cubos de gelo com azeite por cima. Dessa forma, você terá ervas prontas para uso em diversas receitas, evitando o desperdício.

Com esses truques simples, você pode evitar o desperdício de alimentos e garantir que nada seja descartado desnecessariamente. Siga essas orientações e desfrute de alimentos frescos por mais tempo, economizando dinheiro e contribuindo para a redução do desperdício. Confira outras dicas de casa.