A caspa é uma condição do nosso couro cabeludo, que costuma ser muito comum. Alguns pensam que é impossível eliminá-la ou simplesmente não sabem como tratar essa condição. Hoje, recomendo três ingredientes caseiros que vão ajudar a evitar e aliviar a caspa.
A aloe vera é ideal para combater a caspa. Quando aplicada, pode ajudar a tratar certas condições da pele, como queimaduras ou psoríase. Entre os muitos benefícios dessa planta, um deles é sua capacidade de proteger contra a caspa. Embora ainda sejam necessários mais estudos para descobrir outras propriedades benéficas para a saúde do nosso corpo, sabe-se que ela pode ser eficaz para eliminar a caspa. A maneira de aplicá-la é esfregar o gel na cabeça antes de aplicar o shampoo durante o banho. Você verá como a caspa diminuirá com o passar dos dias.
O óleo da árvore do chá é outro excelente remédio anticaspa. Esse óleo possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, as mesmas propriedades que podem ajudar nos sintomas da caspa. Um estudo de 2004 destacou a eficácia desse óleo no tratamento da caspa. Você pode aplicar o óleo três vezes por semana e depois enxaguar com bastante água. É recomendável fazer um teste de irritação antes de aplicá-lo no couro cabeludo, pois pode causar irritação em pessoas com pele sensível.
O óleo de coco tem muitos efeitos positivos para a saúde e também no tratamento da caspa. É ideal para hidratar a pele e prevenir o ressecamento. O óleo de coco auxilia no tratamento do eczema, uma condição que pode contribuir para o aparecimento da caspa. Em 2014, pesquisadores observaram que esse óleo ajudou no alívio da dermatite atópica, uma condição caracterizada por irritação e inflamação. Para aplicar o óleo, esfregue de três a cinco colheres de chá no couro cabeludo, aguarde cerca de uma hora e depois lave normalmente. Além de ajudar a aliviar a caspa, você notará como seu cabelo ficará brilhante e saudável.
Embora certas substâncias naturais possam ser de grande ajuda no tratamento da caspa, você também pode adotar algumas medidas para prevenir o seu aparecimento. Aqui estão alguns passos que você pode seguir:
É importante ressaltar que esses remédios e recomendações podem ser muito úteis, mas não substituem a consulta a um profissional de saúde. Então, caso a caspa persista ou piore, é recomendável procurar um dermatologista para uma avaliação e orientação adequadas.