Conheça 10 erros de MAQUIAGEM que te ENVELHECEM

Os cosméticos podem ser aliados para rejuvenescer, mas veja se está usando certo

Os cosméticos podem ser aliados para rejuvenescer, mas podem te envelhecer se você não souber usá-los, veja os erros de maquiagem.  A maquiagem é um excelente recurso para embelezar o rosto. Bem utilizado, ajuda a aproveitar as facções, realçando a beleza natural e até remoendo anos.

Mas também pode envelhecer se a pele não for preparada previamente, se forem escolhidas bases de maquilhagem com cobertura excessiva ou se abusar de certos cosméticos como o blush. Três maquiadores explicam quais erros de maquiagem evitar devido ao envelhecimento.

Dez erros de maquiagem que te envelhecem

1. Não preparar a pele com antecedência

A maquiadora Cristina Lobato destaca como um dos erros de maquiagem dessa idade “não preparar a pele adequadamente. Ou seja, não aplicar um hidratante antes de começar a aplicar a maquiagem faz com que a base da maquiagem para peles maduras não fique uniforme e endureça nas linhas de expressão, acentuando rugas e poros.”

É importante preparar a pele antes da maquiagem com produtos de tratamento. É aconselhável limpar a pele, como passo anterior, e depois aplique um creme hidratante, ou um sérum e o creme hidratante. Além disso, os primers podem ser usados ​​para ajudar a corrigir imperfeições da pele, como poros dilatados, linhas finas ou pigmentação irregular.

2. Escolha um tom mais escuro de base

A base de maquiagem é um dos cosméticos mais importantes para conseguir uma aparência de beleza perfeita. Escolher a base para a maquiagem é um desafio porque é preciso levar em conta diversos fatores e, de fato, segundo os maquiadores, um dos erros mais frequentes cometidos na maquiagem é escolher o produto errado.

Antonio Serrano, maquiador formado e maquiador da Shiseido, aponta que “o erro mais comum é escolher uma base com muita cobertura e selecionar um tom mais escuro que o tom da pele. Escurecer a pele faz com que ela pareça mais velha. A cor deve combinar com o tom natural da pele, para criar uma imagem fresca e natural.”

O maquiador Eliecer Prince acrescenta “sobrecarregar a pele com maquiagem de alta cobertura e efeito matte é um erro grave. A alta cobertura acentua ainda mais as rugas. É importante que a base de maquiagem contenha componentes que garantam o cuidado e a perfeição da pele.” As bases fluidas, leves, hidratantes e de média cobertura são as mais indicadas para a maquiagem de peles maduras.

3. Uso excessivo de blush na maquiagem

Outro dos erros que podem envelhecer é, segundo o maquiador Antonio Serrano, “abusar do blush, muito vai dar um efeito artificial. Os tons quentes são melhores: pêssegos, beges, rosas suaves…”.

Nesse sentido, Eliecer Prince recomenda “pó bronzeador para as bochechas, ao invés de blushes muito chamativos que criam um efeito sobrecarregado. O aspecto bronzeado dá um bom rosto, se não em abundância, por isso os pós solares se tornam um grande aliado, principalmente se tiverem um toque de luminosidade.”

4. Faça a linha de água do olho

Na hora de maquiar os olhos, a maquiadora Cristina Lobato alerta que um erro comum é “maquiar a linha d’água do olho (linha inferior). Isso faz com que os olhos pareçam menores e nos casos em que há rugas ou pés de galinha, eles tornam a linha mais escura para dar mais atenção a eles.”

5. Não corrigir a área ao redor dos olhos

O contorno dos olhos é uma das zonas que antes revela a idade e o cansaço: rugas, olheiras e bolsas entristecem o olhar. Por isso é importante corrigir previamente a área com o auxílio do corretivo.

É aconselhável escolher um corretivo de tom semelhante ao da base e fluido para que as rugas e linhas de expressão não marquem e aplique uma pequena quantidade apenas para permitir que as imperfeições sejam corrigidas sem sobrecarregar a área.

6. Abusar do delineador preto na maquiagem

Segundo o maquiador da Shiseido, Antonio Serrano, “existem outras tonalidades que conseguem o mesmo efeito do delineador preto, mas ajudam a melhorar o olhar ao iluminar e realçar muito mais a cor natural dos olhos. É preferível usar um marrom escuro, azul esverdeado, cinza, azul marinho, etc.”

7. Escolher sombras brilhantes

Outro dos erros de maquiagem que podem envelhecer é, segundo Cristina Lobato, “o uso de sombras brilhantes. Isso causa o aparecimento de rugas e dobras nas pálpebras. É preferível usar tons foscos e cores bem suaves. Desde cedo, menos é mais.”

8. Marcar bastante as sobrancelhas

As sobrancelhas emolduram o olhar e são essenciais para harmonizar o rosto. Mas, segundo o maquiador Antonio Serrano “é preciso ser sutil na hora de se maquiar, para não endurecer o olhar. É aconselhável substituir os lápis, que as marcam intensamente, por pó que preencha as pequenas lacunas entre os fios e lembre-se sempre de apostar em um tom mais claro que a cor natural da sobrancelha, para que não fiquem muito duras e marcado.”

9. Não contornar os lábios

O maquiador da Guerlain, Eliecer Prince, explica que “com a idade os lábios perdem volume, tom e definição, por isso é aconselhável delinear os lábios com a mesma cor ou o mais próximo do tom dos lábios”. Desta forma, os lábios ficam com um aspecto mais volumoso e jovem.

10. Escolher batom escuro

Cores escuras: marrom, granada, roxo… não são as que ficam melhores com o passar dos anos, pois, segundo a maquiadora Cristina Lobato, “endurecem muito mais os traços. Seria aconselhável usar tons nude que ajudam a dar volume ao lábio, suavizando o rosto maduro.”

Da mesma opinião é Eliecer Prince que recomenda “tintos, corais ou morangos, que conferem luminosidade. Além disso, é importante que o acabamento seja aveludado, acetinado ou semitransparente, nunca fosco ou fixo porque marcam rugas e roubam a hidratação.” O acabamento gloss também dá volume aos lábios.