10 direitos dos APOSENTADOS que eles nem sabem que existem

Confira 10 direitos que os aposentados possuem e que muitas pessoas não sabem ou não revelam a verdade no dia a dia.

10 direitos e benefícios dos APOSENTADOS que eles nem sabem que existem. Muitas pessoas não sabem ou não revelam a verdade no dia a dia.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm diversos direitos que podem ser convertidos em auxílios financeiros e benefícios sociais. Para orientar os cidadãos na melhor idade, separamos uma lista com 10 direitos que todos as pessoas já aposentadas possuem no Brasil.

10 direitos dos APOSENTADOS que eles nem sabem que existem
10 direitos dos APOSENTADOS que eles nem sabem que existem | Crédito da Imagem: (Da Agência Brasil/Antonio Cruz)

10 direitos e benefícios dos APOSENTADOS que eles nem sabem que existem

1 – Aposentados têm direito de atendimento preferencial no SUS

Não apenas no Sistema Único de Saúde (SUS), mas os aposentados também têm o direito de receber atendimento especializado em quaisquer órgãos públicos do país. Isso é o que estabelece o artigo 3º do Estatuto do Idoso. Aliás, pessoas com mais de 80 anos contam com prioridade ainda maior quando o assunto se refere a atendimento médico. É preciso reforçar que os idosos que não podem se locomover têm o direito de ter atendimento de saúde domiciliar.

2 – Remédios gratuitos em todo o país

O Programa Farmácia Popular oferece uma série de medicamentos comuns gratuitamente para a população. Idosos e aposentados podem ter esse benefício ainda mais fortalecido.

Vale destacar que há medicamentos contra hipertensão e diabetes, por exemplo, disponíveis para retirada gratuita.

3 – Transporte gratuito – tanto urbano como estadual

Todos os aposentados e idosos com mais de 65 anos de idade podem usar o transporte público urbano gratuitamente. Isso inclui ônibus, trem e metrô. Em viagens interestaduais, devem ser reservados 2 assentos por ônibus para passageiros que estejam na mesma situação apresentada.

4 – Restituição do IR é paga primeiro para aposentados

Após efetuar a declaração do Imposto de Renda (IR) anual, os aposentados têm o direito de receber a restituição dos valores primeiro do que os demais contribuintes.

5 – Imóvel financiado pode ser quitado em caso de invalidez

Outro ponto importante se refere às pessoas que foram aposentadas por invalidez no Brasil. Se o trabalhador precisou deixar a vida profissional por incapacidade permanente, ele tem o direito de ter o financiamento imobiliário quitado.

Contudo, os especialistas sempre garantem para conferir as cláusulas do contrato firmado com a instituição financeira.

6 – Plano de saúde deve ser mantido

Trabalhadores que pagaram plano de saúde por, pelo menos, 10 anos antes de se aposentar, têm o direito de manter o plano igual. Isso quer dizer que os benefícios do convênio não serão perdidos pelos aposentados.

7 – Poder se retirar todo o dinheiro do FGTS

Uma das poucas condições que existem para sacar o dinheiro da conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é a aposentadoria. Isso quer dizer que os aposentados podem zerar a conta do FGTS e sacar todo o dinheiro que estiver parado nela.

Mesmo se continuar atuando na mesma empresa, o aposentado poderá sacar todos os depósitos feitos na sua conta, mês a mês.

8 – Pedir pensão para os filhos

Pessoas idosas que precisam de ajuda para viver e têm filhos, podem pedir pensão para eles por meio da Justiça. Os filhos com mais de 18 anos têm o dever de ajudar a pessoa idosa.

9 – Aposentados podem receber BPC

Pessoas com mais de 65 anos e pessoas com deficiência podem solicitar o recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC). No entanto, será necessário realizar uma avaliação social e o BPC não possui 13º ou pensão por morte.

10 – Acumular pensão por morte

Por fim, os aposentados brasileiros podem acumular a previdência social com a pensão por morte que já recebiam ou passaram a receber.

O que fazer se tiver algum direito negado?

Todas as pessoas aposentadas que tiverem algum de seus direitos negados devem procurar aconselhamento judicial e exigir o pagamento e concessão dos benefícios assegurados por lei.