Zelensky prevê resultado fatal se não receber apoio aéreo do Ocidente. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que milhões de pessoas podem morrer se os países ocidentais não fornecerem apoio aéreo contra a invasão russa e “fecharem” o céu sobre a Ucrânia.
“No futuro será tarde demais. Acredite, se continuar assim, você vai ver como eles vão acabar fechando o céu, mas vamos perder milhões de pessoas”, disse Zelensky em entrevista transmitida hoje pelo jornal canal britânico Sky News.
“Não podemos parar isso sozinhos, isso só acontecerá se o mundo se unir em torno da Ucrânia”, acrescentou o presidente, que considerou que a unidade está avançando “muito lentamente”.
“Ontem o mundo não fez nada, sinto muito, mas é verdade”, disse Zelensky. Os aliados da Otan deveriam “pedir desculpas” aos ucranianos que perderam seus filhos por “não terem feito isso ontem, há uma semana”, disse ele.
Falando do cerco da cidade de Mariupol, ele acusou a Rússia de tratar seus habitantes como “animais” e bloquear o acesso a comida e água.
“Se (os países ocidentais) estão unidos contra o nazismo e contra esse terror, eles devem fechar (o espaço aéreo ucraniano). Não espere que eu peça tantas vezes, milhões de vezes. Feche o céu”, disse ele.
Questionado sobre a possibilidade de a guerra se espalhar para além da Ucrânia, Zelensky afirmou: “A Terceira Guerra Mundial vai começar e só então eles farão uma zona de exclusão aérea, mas será tarde demais”