YouTube testa clipes: novidade recorta vídeos que imitam os do Twitch.
O YouTube quer enfrentar a dura competição representada pelo Twitch, a plataforma de streaming de vídeo compartilhado que é bem recebida pelo público jovem, especificamente entre o setor que mais gosta de videogames. Os clipes permitem que você corte e compartilhe pequenos clipes de vídeo.
>>YouTube Music: plataforma também lança seu ‘resumo musical do ano’
O YouTube já tem o YouTube Gaming, mas uma das categorias mais populares no Twitch são os clipes, que permitem cortar e compartilhar pequenos pedaços de vídeo.
O YouTube já está desenvolvendo sua própria versão, atualmente em fase de testes, após ter recebido inúmeros pedidos para incluir a função em sua plataforma. Agora, a empresa oferece a possibilidade de participar dos testes dessa novidade para um pequeno grupo de criadores de conteúdo.
>>YouTube inativo: plataforma sofre apagão devido à queda geral do Google
O recurso Clipes do YouTube também permite capturar pequenos fragmentos de um vídeo, que podem ser compartilhados posteriormente em outras plataformas.
O YouTube não se afastou muito das configurações que imita, especialmente em termos de duração do clipe, que são as mesmas do Twitch, então o Clips só permite cortar clipes de 5 a 60 segundos de um vídeo.
Quando este recurso estiver disponível, um ícone de tesoura aparecerá na parte inferior do vídeo do YouTube. A partir daí, podemos selecionar o fragmento desejado e cortá-lo dentro da faixa de duração indicada.
>>YouTube lança a qualidade ‘HDR’ para as transmissões ao vivo
Como pode ser visto, a seleção do ícone de tesoura abre um novo menu no lado direito onde você pode editar o vídeo selecionando o ponto inicial e final, bem como a duração do fragmento resultante.
No caso de a origem deles ser um vídeo que está sendo transmitido em streaming, o fragmento selecionado não estará disponível até que a transmissão seja concluída. Inicialmente, quando for lançado oficialmente, o recurso estará disponível nas versões desktop e Android do YouTube, ficando a versão iOS para depois.
>>Veja as Placas do YouTube para canais com maior número de inscritos