Tecnologia

YouTube: quanto pode ganhar se um de seus shorts se tornar viral?

Publicado por
Evelin Leone

Assim como os tiktoks e os reels, o YouTube tem o shorts e aqui mostramos como pode ganhar dinheiro com os vídeos mais populares. O YouTube lançou sua nova seção de vídeos curtos no ano passado: shorts, com o objetivo de rivalizar diretamente com o TikTok e o Instagram nesse formato.

Apesar de terem se tornado bastante populares em todo o mundo, ainda existem várias dúvidas sobre como esses clipes funcionam e o que deve ser feito para poder monetizar com eles. Alguns criadores de conteúdo começaram a se dedicar a fazer esses vídeos, que têm uma dinâmica mais rápida e fácil de curtir na plataforma.

Embora, se falarmos sobre a renda que pode ser obtida com eles , o assunto muda um pouco, pois não é o que muitos esperam. Nesta nota vamos explicar como você pode começar a lucrar com shorts e os requisitos que você deve seguir para começar nesta linha de trabalho.

Quanto você pode ganhar se um shorts seu for viral?

Caso um curta se torne uma tendência no YouTube e atinja um número alto de visualizações milionárias, o pagamento que pode ser alcançado é de até 10.000 dólares, embora o valor dependa do impacto que o vídeo alcançar.

Por exemplo, o popular youtuber e streamer Luwing revelou que, por ter alcançado 12 milhões de visualizações com um de seus curtas em um mês, recebeu apenas US$ 85.

Como e desde quando você pode ganhar com shorts?

Um detalhe muito importante a ter em conta neste tipo de vídeo é o orçamento destinado a esta secção, uma vez que, embora pertença à plataforma YouTube, é supervisionado e dirigido pelo YouTube Shorts Fund, pelo que, por enquanto, é não é possível gerar receita de publicidade.

Em outras palavras, você só pode ganhar com as visualizações que o conteúdo curto tem em seu canal, embora a diferença com vídeos em formato normal seja abismal . Por um lado, é necessário mencionar que a empresa ainda não confirmou o processo ou fórmula de medição de receita nesta seção, portanto, ela só pode ser medida com base nas experiências de alguns usuários.

Países onde YouTube paga por shorts

Até agora, o YouTube oficializou que existem apenas 10 países nos quais os criadores de conteúdo poderão obter receita com a publicação de vídeos nesse formato, e são Brasil, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Japão, México, Nigéria, Reino Unido, Rússia e África do Sul

Requisitos para poder ganhar dinheiro com shorts

  1. O primeiro curta enviado deve ter pelo menos 180 dias.
  2. Ele tem que usar pelo menos um short por dia.
  3. O usuário deve ter mais de 13 anos. No caso de ser menor, você deve ter a autorização de seus pais.
  4. Não faça upload de shorts com marca d’água de outras plataformas, caso contrário, a conta poderá ser encerrada.