YouTube planeja hospedar podcasts e competir com Spotify

O YouTube está pensando seriamente em lançar-se no mundo dos podcasts

O YouTube está pensando seriamente em lançar-se no mundo dos podcasts, como o Spotify fez em 2019, confira como isso vai funcionar. Isso está implícito em uma série de eventos que a plataforma de vídeos do YouTube vem protagonizando nos últimos meses. Documento interno vazado da empresa detalha os planos do YouTube de entrar na indústria de podcast

Por exemplo, em outubro passado, a plataforma de streaming de vídeo contratou um executivo com experiência no setor para liderar seus esforços nessa área. No início deste mês, a empresa começou a oferecer dinheiro para criadores de podcast populares para gravar seus episódios e enviá-los para a plataforma.

Agora, um documento vazado da empresa detalha os planos do YouTube no setor e sua estratégia de monetização nesse sentido. A apresentação de 84 páginas que vazou é um documento para uso interno da empresa.

Ele detalha seu roteiro para implementar podcasts em seu site, criando uma seção dedicada ao formato de áudio. A URL da seção até é fornecida, o que ainda não funciona: YouTube.com/podcasts.

Para o Google, a empresa dona do YouTube, incluir podcasts é uma estratégia para ampliar seu alcance no mercado publicitário. O documento interno deixa claro que os podcasts incluirão anúncios que serão comercializados pelo próprio Google.

Da mesma forma, a empresa está trabalhando no desenvolvimento de métricas e estatísticas específicas para produtos de áudio. A intenção é integrar os dados gerados pelo YouTube dentro dos padrões da indústria de podcast.

Caso o plano vá adiante e o YouTube ative uma aba dedicada a podcasts em seu site, não seria a primeira vez que a empresa faria algo semelhante. Em 2015 fez o mesmo com Gaming e em 2019 com a aba Moda e Beleza, e também com o YouTube Music.