No momento, a narração só pode ser adicionada aos vídeos do YouTube Shorts no aplicativo para iOS, mas em breve estará disponível pra todos. Um recurso presente no TikTok (mais um) que acaba sendo adotado por outra plataforma rival (quando os próprios formatos de conteúdo não são imitados).
Trata-se da possibilidade de incluir uma descrição de voz sobre os vídeos, algo que os criadores do conteúdo YouTube Shorts podem fazer, a resposta da plataforma aos vídeos curtos característicos do TikTok, disponíveis em muitos países, outros mercados, quase um ano atrás agora.
Os vídeos que podem ser gravados com Shorts têm duração máxima de 60 segundos e, também como no TikTok, são exibidos no app com rolagem vertical infinita. Essa possibilidade está disponível a partir de hoje, embora no momento esteja disponível apenas no aplicativo do YouTube para o sistema operacional iOS.
Com esta opção, seria feito um vídeo já gravado e uma gravação com a locução seria adicionada à sua trilha de áudio, o que permite oferecer instruções sobre um procedimento ou ação que está sendo executada no vídeo, incluindo reações ou comentários. um acompanhamento narrativo para momentos cotidianos.
Para incluir essas gravações de voz, primeiro você deve ter o vídeo já gravado no qual deseja fazer os comentários. No app Shorts você terá que pressionar um novo botão que aparece na parte inferior direita da tela da câmera que permite incluir a gravação de voz e, além disso, escolher o momento do vídeo no qual deseja incorporar o fundo voz, podendo também ajustar o volume.
Se você deseja corrigir a voz durante a gravação, o aplicativo permite desfazer a gravação sem afetar o vídeo. Quando o resultado for o desejado, basta confirmar que a edição foi finalizada e o vídeo pode ser transmitido com o resultado dessa narração de fundo adicionada posteriormente.