Se a internet não está funcionando como deveria e o sinal está fraco, é uma boa ideia recorrer a esse truque simples de excluir o histórico do roteador. Pode acontecer que o roteador Wi-Fi da sua casa, em vez de fornecer uma conexão de internet estável, se deteriore e sua experiência acabe sendo desastrosa.
Por isso, é aconselhável conhecer soluções que você possa aplicar sem o apoio de um técnico especializado e que levem alguns minutos para serem executadas. Nesse sentido, nesta nota ensinaremos como excluir o histórico do seu dispositivo de interconexão de rede para que seu sinal melhore e você possa navegar na web ou aplicativos normalmente.
Antes de tudo, se você deseja prosseguir com a exclusão do histórico, é importante saber como acessar o roteador. Muitos dos dispositivos usam o endereço padrão de 192.168.1.1, mas outros podem basear seu serviço em outros endereços.
De qualquer forma, é possível encontrar o endereço em um adesivo ou, caso não o veja, pode proceder da seguinte forma:
Assim que souber seu endereço IP para entrar no roteador, vá em qualquer navegador e digite os números no buscador. Uma área aparecerá solicitando que você insira suas credenciais de login, que geralmente são combinações como:
Se nenhum funcionar, entre em contato com a empresa que instalou o roteador e pergunte qual é. Em seguida, insira-o e você terá entrado no menu do dispositivo.
Para excluir o histórico, você deve seguir estas etapas:
Existem dois tipos de pessoas que têm internet em casa. Há quem deixe o roteador ligado o dia todo para se conectar à internet a qualquer hora, assim como quem prefere desligá-lo à noite, pois acha que esse dispositivo deve ‘descansar’ ou que vai economizar um pouco dinheiro.
Conforme detalhado pelo Think Big, portal especializado em tecnologia, muitos usuários acreditam (erroneamente) que estar sempre com o roteador ligado fará com que sua vida útil seja encurtada. No entanto, isso não é totalmente verdade, pois esses dispositivos foram projetados para funcionar 24 horas por dia.
De acordo com a publicação, as horas em que o roteador costuma ‘sofrer’ mais do que o necessário é quando há muita atividade, isso costuma acontecer pela manhã, tarde ou noite, mas não de madrugada. Nesses períodos, o aparelho estará praticamente em repouso, já que todos estarão dormindo.