Tecnologia

Wi-Fi: por que a velocidade da internet pode ser limitada e como corrigir

Publicado por
Yanara Cardeal

Quando a internet está lenta, é comum fazer o passo a passo típico para descartar o que está dando errado. No entanto, como são tantas as causas da lentidão, os usuários acabam não entendendo qual é o real motivo no caso deles.

Se isso acontecer em várias ocasiões, trazemos aqui os principais motivos pelos quais sua rede Wi-Fi pode ter uma certa falha ou possível má cobertura devido a interferências, má localização do roteador ou modem, intrusos em sua rede doméstica, malware em seu PC etc Aqui estão os motivos mais comuns e como você pode facilmente executar um teste de velocidade.

Redes congestionadas

O congestionamento da rede é o motivo mais comum para problemas na Internet, pois o Wi-Fi doméstico pode ser conectado a muitos dispositivos, desde laptops, computadores, telefones celulares e muito mais.

Deve-se notar que isso também inclui casos em que há uma página da web saturada, pois o acúmulo de usuários faz com que ela seja desabilitada. Diante disso, é aconselhável ter um controlador online para monitorar o congestionamento de internautas em uma página, bem como o identificador de usuários conectados ao seu roteador.

Bloquear conexão por atividade

Este é um dos motivos mais comuns que os usuários desconhecem, e é que um operador de Internet também pode bloquear a conexão ou limitar a velocidade dependendo da atividade que o usuário da Internet realiza na rede, por exemplo, se for detectou que você está baixando via torrent, baixando arquivos, conteúdo e elementos de forma ilegal.

Recomendações para fazer um teste de velocidade da Internet

Antes de realizar um teste de velocidade da internet , é sempre aconselhável seguir algumas recomendações. Os parâmetros para que um teste de conexão seja o mais eficaz possível dependem do estado de nossa rede naquele momento. Siga estas etapas para garantir que seus resultados sejam o mais realistas possível:

  • Verifique se o PC ou laptop em que você está testando tem uma conexão Ethernet e uma conexão Wi-Fi.
  • Verifique se o equipamento onde você fará o teste não está a mais de meio metro do roteador.
  • Certifique-se de que não há paredes ou divisórias.
  • Interrompa todos os downloads em todos os computadores da rede.
  • Não conecte mais dispositivos do que o normal.
  • Se disponível, conecte-se à rede de 5 GHz em seu roteador (se for de banda dupla).