A rede social vai aumentar o número máximo para 1.024 participantes em grupos do WhatsApp mas ainda está longe dos 200.000 do Telegram. Atualmente, o WhatsApp permite grupos de até 512 membros – expandiu esse número de 256 em 2017 – mas a capacidade do grupo aumentará em breve. De fato, em uma futura atualização do aplicativo de mensagens instantâneas, o número dobrará novamente.
Isso é mostrado na última versão beta do WhatsApp tanto para iOS quanto para Android, em que 1.024 usuários já aparecem como limite máximo em grupos.
Embora possa parecer uma quantidade muito alta, a verdade é que o WhatsApp ainda está longe de atingir o nível de capacidade em seus grupos em outras plataformas como Discord ou Telegram.
Embora seja verdade que a primeira reúne funções mais típicas de uma plataforma de fórum, no caso do Telegram trata-se de uma plataforma de mensagens instantâneas cuja natureza é mais próxima do WhatsApp. E em ambos os casos, as capacidades vão muito além dos iminentes 1.024 usuários que o WhatsApp oferecerá.
E é que no caso do Discord os grupos podem ter uma capacidade máxima de até 50.000 participantes por servidor enquanto no caso do Telegram cada grupo pode hospedar até 200.000 participantes .
Nesse sentido, também está operando uma das últimas novidades que o WhatsApp incorporará em breve, como as Comunidades , estrutura capaz de hospedar outros grupos reunidos por temas. Por exemplo, na Comunidade de uma escola haveria os grupos de pais, os de professores, os de cada curso, os de atividades extracurriculares…
Seria um sistema com algumas semelhanças no que diz respeito à organização através de servidores que Discord presentes e que, para poder aproveitá-lo ao máximo, precisaria dessa ampliação da capacidade dos grupos que agora vai acontecer.
Do Meta, ainda não foi feito nenhum anúncio oficial de quando essa expansão dos grupos para 1.024 participantes estará disponível, mas não parece que demore muito.