Para reduzir o número de spams em nossos smartphones, cada desenvolvedor tem buscado sua própria solução. A mais recente vem do WhatsApp, que está, neste momento, testando um recurso de alerta para ligações suspeitas.
O aplicativo de mensagens WhatsApp, parte do grupo Meta, lançou um novo recurso que está atualmente em teste beta. Com o objetivo de aumentar a segurança de seus usuários, a empresa está se preparando para configurar uma tela de alerta em casos de chamadas suspeitas de spam ou fraude.
Foi o site WABInfo que identificou essa novidade, uma ocorrência comum no WhatsApp. O aplicativo está testando um recurso para melhor notificar o usuário sobre ligações arriscadas, principalmente quando são de um número desconhecido. Embora o WhatsApp já ofereça várias maneiras de denunciar e bloquear contatos considerados nocivos, elas permanecem discretas, limitando seu alcance.
A partir de agora, quando o usuário receber uma ligação de um número desconhecido, uma tela será sobreposta na interface do telefone. Denominada Safety Tool, essa funcionalidade apresenta uma lista de recomendações de ações em caso de contato com spam, além de permitir acesso a novas interações diretamente da tela da chamada. É uma adição que facilita a implementação de ações de proteção contra qualquer interação indesejada.
Com a Ferramenta de Segurança, o usuário pode, diretamente na tela da chamada, optar por bloquear e/ou denunciar o contato. Isso permite evitar receber chamadas invasivas do mesmo número facilmente. É importante ressaltar que o chamador não será informado desta medida.
Além desses recursos, o WhatsApp inclui na tela Safety Tool algumas recomendações práticas. Antes de atender a um número desconhecido, o usuário deve verificar a foto do perfil exibida na tela de chamada e o código geográfico do número de telefone. São gestos simples que, no entanto, podem evitar que você caia na armadilha de um falso amigo.