Essa nova função é interessante para facilitar o trabalho e vendas da lojas que utilizam WhatsApp. A orientação do WhatsApp para um aplicativo de comércio eletrônico, além de ser a principal ferramenta de mensagens instantâneas do mundo, com mais de 2.000 milhões de usuários, é clara.
Sua integração com as lojas do Facebook e Instagram, bem como as funcionalidades para pequenas empresas disponibilizadas pelo WhatsApp Business, fazem com que ele esteja se configurando como uma arma fundamental de atendimento ao cliente, mas também como promotora de vendas, diretas e indiretas.
Nesse sentido, a empresa lançará ao longo de 2022 uma nova função que revolucionará a forma de se relacionar com potenciais clientes e que possivelmente mudará as estratégias de marketing de pequenas e grandes empresas.
O WhatsApp está preparando uma função que permitirá aos usuários pesquisar estabelecimentos, lojas e negócios nas proximidades de onde estiverem, com a possibilidade de também iniciar uma conversa com esses negócios (desde que usem o WhatsApp Business).
A ferramenta transformaria o WhatsApp em um diretório de negócios no mais puro estilo das tradicionais Páginas Amarelas, mas com a possibilidade de iniciar uma conversa, visitando o perfil do WhatsApp Business ou acessando diretamente o site, além de poder fazer compras diretas de as lojas do Facebook e Instagram.
A nova funcionalidade está praticamente desenvolvida. Na verdade, o WhatsApp já estava testando em São Paulo (Brasil) há alguns meses. A ferramenta que será lançada em breve é uma extensão do diretório de negócios que você testou no Brasil, mas com mais opções.
A nova seção se chamará “Negócios Próximos” (algo como “Negócios Cerca”) e ao acessá-la, o usuário poderá selecionar a categoria que deseja (por exemplo, bares, restaurantes, clínicas veterinárias, etc.) obter os resultados da pesquisa de acordo com os critérios estabelecidos.
Nesses resultados de busca, também serão incluídas as opções de contato de cada empresa. O que não está claro é se o WhatsApp poderá cobrar dessas empresas no futuro por aparecerem melhor posicionadas nos resultados de busca, como é o caso, por exemplo, do Google.