Há alguns meses, a nova forma de roubo que os cibercriminosos estão usando para apreender sua conta do WhatsApp foi revelada nas redes sociais . Para isso, esses criminosos usam o correio de voz de suas vítimas, que perdem o acesso às suas conversas . Como evitá-lo? Aqui nós vamos te contar.
Os criminosos instalam o aplicativo de mensagens instantâneas no celular e digitam o número de telefone da vítima. Quando o WhatsApp pergunta como receber o código de verificação, em vez de selecionar SMS, eles escolhem a opção de chamada.
Nesse exato momento, os cibercriminosos ligam para o seu número de telefone para que você atenda e não possa receber o código de verificação do WhatsApp . Consequentemente, essa senha de segurança será salva no correio de voz da vítima.
Assim que o código de verificação estiver no seu correio de voz, é muito mais fácil para os criminosos descobrirem. Uma vez que eles o têm, eles o usam para se passar por você para todos os tipos de propósitos.
O WhatsApp , tanto em sua versão para Android quanto para iOS, possui uma opção chamada ‘verificação em duas etapas’ que fica desativada por padrão. Ao ativá-lo, você terá que inserir um PIN de segurança toda vez que abrir sua conta em outro celular. Como é habilitado?
Isso seria tudo. Toda vez que alguém tentar acessar sua conta do WhatsApp de outro celular, terá que digitar o PIN de segurança para ativá-lo. Além disso, é recomendável que você ligue para sua operadora e desative seu correio de voz, já que quase ninguém o utiliza.