WhatsApp Rosa: Qual é o novo golpe que esconde um vírus?
O WhatsApp, o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no mundo, oferece atualizações eficientes o tempo todo. Entre elas está a possibilidade de mudar a cor da logomarca do app para um evento especial: Natal, Halloween, entre outros.
Nesse caso, em vários grupos do aplicativo WhatsApp começou a circular um link para trocar o logo verde original por um desenho rosa. No entanto, este é um golpe que instala um vírus no telefone. Saiba como funciona e evite perder seu aparelho.
WhatsApp rosa: como funciona o golpe?
O link enviado pelo WhatsApp é um link para download do APK, arquivo do aplicativo que, ao ser clicado, é instalado direto no aparelho. O objetivo é atrair as vítimas e fazer com que pareça uma atualização de aplicativo legítima, mas nada mais é do que uma farsa. Ao instalar a suposta atualização, são baixados vírus que afetarão automaticamente o funcionamento do telefone, podendo também roubar dados pessoais.
Sobre isso, o aplicativo emitiu um comunicado: “Qualquer pessoa pode receber uma mensagem inusitada, ou suspeita em qualquer serviço, inclusive e-mail, e sempre que isso acontecer recomendamos fortemente que todos tenham cautela antes de responder ou participar. também recomendamos que as pessoas usem as ferramentas que fornecemos no aplicativo para nos enviar uma denúncia, denunciar um contato ou bloquear um contato.”
Os especialistas garantiram que o link não executa nenhuma ação quando é apenas enviado. Ou seja, para ser malicioso, o link deve ser clicado.
7 dicas da Meta para evitar golpes por meio de links no aplicativo
- Use senhas fortes e não as compartilhe com ninguém – sua senha deve ter pelo menos oito caracteres.
- Use senhas diferentes: Não use a mesma senha para cada uma de suas contas.
- Ative a autenticação em duas etapas para aumentar a segurança: digite um código de segurança para acessar o aplicativo.
- Use alertas de login: os alertas enviam notificações quando alguém tenta acessar sua conta de um dispositivo novo ou não reconhecido .
- Não abra links desconhecidos: Se você receber um link solicitando acesso à sua página ou conta, não acesse ou clique.
- Use a verificação rápida de privacidade: para manter suas informações e sua empresa seguras, você pode revisar quem verá suas postagens e informações de perfil.
- Remova as contas com as quais você não deseja interagir: remova de sua lista de amigos e seguidores ou bloqueie/restrinja as pessoas com as quais você não deseja se conectar ou estão incomodando você.