WhatsApp poderá acessar as mensagens de um chat se um usuário denunciar

WhatsApp poderá acessar as mensagens de um chat se um usuário denunciar

O WhatsApp introduziu uma nova função limitada que permite à empresa acessar as mensagens de uma conversa entre usuários ou um grupo se um deles denunciar o outro contato. Entenda!

No momento, quando um usuário denunciava outro no WhatsApp, o aplicativo elaborava um relatório considerando fatores como se o número do telefone é novo ou já recebeu reclamações. No entanto, ele não conseguiu acessar as conversas, criptografadas de ponta a ponta.

>WhatsApp: como evitar que as fotos encham a galeria do seu celular

Agora, o WhatsApp atualizou sua última versão beta para celulares com sistema Android (versão 2.20.206.3), na qual introduziu a possibilidade de verificar reclamações de usuários acessando uma cópia de parte do conteúdo dos chats, conforme relatado pelo portal wabetainfo. A novidade está disponível para os testadores do Android e será liberada em breve na versão beta no iPhone.

O aplicativo não acessa o conteúdo das mensagens por si só, mas os usuários precisam autorizar o acesso a uma cópia das mensagens recentes quando se reportam a outra pessoa. O recurso está presente tanto para bate-papos individuais quanto em grupo e para a versão WhatsApp Business das empresas.

>Aprenda ver o status do WhatsApp sem que outras pessoas saibam

Quando o usuário opta por denunciar um contato, o WhatsApp exibe uma janela de confirmação na qual informa que acessará “as mensagens mais recentes” dessa pessoa, caso continue com a denúncia. Também oferece a opção de bloquear o contato denunciado e excluir suas mensagens do chat, como já acontecia.

A função está presente apenas na última versão beta do WhatsApp para Android, e no momento ainda não atingiu a versão estável do aplicativo distribuído nos canais oficiais.

>WhatsApp web: feche sua sessão sem estar no computador