WhatsApp permitirá que você acesse o histórico de conversas em vários dispositivos. Se mudou recentemente de celular ou, como é o nosso caso, muda de aparelho com alguma regularidade, saberá que o WhatsApp não guarda o histórico dos seus chats entre aparelhos. Cada histórico de chat é completamente separado dos dispositivos e só iremos acessá-lo com um backup. Isso está prestes a mudar.
>WhatsApp deixará de funcionar em alguns celulares Android e iPhone: veja a lista
Como o WhatsApp está brincando com a função multi-dispositivo que pedimos por tanto tempo, ele precisa que o histórico de bate-papo seja o mesmo em dispositivos diferentes, caso contrário, não faria sentido. Os últimos betas do WhatsApp demonstram que não só esta função está próxima, mas também nos permitirá manter nosso histórico de chats entre dispositivos.
Esta é uma funcionalidade que nos é pedida há algum tempo porque o próprio Telegram, o seu rival mais direto, possui esta funcionalidade que é especialmente útil porque nos ajuda a ter sempre os nossos chats onde os deixamos.
>Vigia: truque do WhatsApp que alerta você se um contato está online
Para começar, algum contexto: o WhatsApp está há meses trabalhando na tão esperada função de funcionar com 4 aparelhos ao mesmo tempo. A interface do Android e iOS está praticamente criada, e os últimos detalhes, como o funcionamento do recurso, precisam ser lapidados.
>Aprenda a salvar mensagens no WhatsApp sem sair do aplicativo
Quando quisermos usar o WhatsApp em um segundo dispositivo, precisaremos copiar o histórico do chat. Nesse caso, precisaremos de uma conexão WiFi, já que essa sincronização pode representar um gasto significativo de dados. Quando nos conectamos ao WiFi, o processo de sincronização começa.
O teste realizado pela WABetaInfo foi realizado com o WhatsApp Desktop, mas será válido em vários dispositivos móveis. Assim que fizermos a conexão, a interface irá sincronizar os chats existentes e uma vez que o histórico do chat tenha sido copiado com segurança, podemos usá-lo.
>Vazamento revela como serão as mensagens autodestrutivas no WhatsApp
O detalhe mais importante dessa questão é que qualquer mensagem que enviarmos será enviada para todos os dispositivos da família, portanto , o histórico de chats estará sempre sincronizado em todas as plataformas e quando usarmos um dispositivo, sua chave de criptografia será alterada.
>Truque secreto: Como eliminar seu histórico de chamadas no WhatsApp
Quando a chave de criptografia é alterada, todos os bate-papos ativos serão notificados, desde que as notificações de segurança estejam habilitadas nas configurações do WhatsApp. Mas por que tantos problemas se o Telegram torna isso muito mais fácil?
>WhatsApp não permitirá mais que você tire print de conversas
Simples: porque todo o funcionamento do Telegram é baseado na nuvem, e o app só precisa sincronizar os chats da nossa conta, enquanto o WhatsApp terá que fazer isso com os aparelhos locais. Ainda não se sabe quando veremos essa função no WhatsApp, mas é uma questão de tempo até que chegue aqui