WhatsApp

WhatsApp: falha de segurança perigosa é detectada

Publicado por
Yanara Cardeal

O aplicativo de mensagens instantâneas mais popular de todos provou ser bastante seguro. Embora tenha se tornado comum que falhas de segurança do Android sejam descobertas de tempos em tempos (como o exploit ALHACK ou o descoberto recentemente pela Microsoft ), notícias desse tipo relacionadas ao WhatsApp tornaram-se pouco frequentes.

Na verdade, você deve lembrar que em 2019 foi última vez que uma vulnerabilidade foi detectada no aplicativo. Pois bem, três anos depois, o WhatsApp voltou a ser afetado por uma falha de segurança que permite que invasores assumam o controle do celular por meio de uma videochamada . Você quer saber do que se trata? Bem, fique com a gente para contar todos os detalhes dessa novidade.

Uma vulnerabilidade permite que seu celular seja hackeado com uma chamada de vídeo do WhatsApp

De acordo com o Androidphoria, especialista em tecnologia e redes sociais, o WhatsApp revelou em seu blog oficial a descoberta desta falha de segurança que afeta versões mais antigas de seu aplicativo para Android e iOS. Identificada como “CVE-2022-36934”, esta vulnerabilidade consiste em um erro de código “Integer Overflow” ou  Integer Overflow” que pode ser explorado por hackers para executar código malicioso remotamente.

O referido erro de programação é acessível através da função de chamada de vídeo. Assim, por meio dele, os hackers podem instalar remotamente arquivos maliciosos no celular da vítima , como malware ou vírus. No entanto, do WhatsApp eles também mencionaram que nem todas as versões de seu aplicativo são afetadas por esse bug, apenas o seguinte:

  • WhatsApp para Android , versões anteriores à v2.22.16.12 e WhatsApp Business, versões anteriores à v2.22.16.12.
  • WhatsApp para iOS , versões anteriores à v2.22.16.12 e WhatsApp Business, versões anteriores à v2.22.16.12.

Se você possui alguma dessas versões antigas do aplicativo WhatsApp, basta atualizar para a versão mais recente para evitar ser vítima desse bug . Não sabe como fazer? Para isso, busque a versão mais recente do seus aplicativo usando o Google Play .