WhatsApp explica o que acontecerá se você não aceitar suas novas regras. O WhatsApp confirmou na semana passada que as alterações previstas em seus Termos de Uso entrarão em vigor no dia 15 de maio e que todos os usuários devem aceitá-las.
A empresa já tentou explicar de forma mais contundente em que consistem essas mudanças planejadas, que deveriam ter entrado em vigor no dia 8 de fevereiro, mas que depois do alvoroço causado -com migração de usuários para outras plataformas como Telegram e Signal inclusive foram adiadas.
>>WhatsApp já testa o envio de mensagens pelo Instagram e vice-versa
O WhatsApp garante que as mudanças afetem apenas as empresas que se comunicam com seus clientes por meio do aplicativo de mensagens. No entanto, a empresa não explicou o que acontecerá com aquelas pessoas que não aceitarem oficialmente as mudanças nas condições de uso a partir de 15 de maio .
Aparentemente, o WhatsApp entrou em contato com alguns parceiros para indicar que vai pedir aos usuários que aceitem a nova política de privacidade caso queiram continuar a usar o aplicativo de mensagens instantâneas com todas as suas funcionalidades, mas até agora não houve confirmação oficial.
Mas agora o WhatsApp atualizou a? Página de Perguntas e Respostas dos usuários, na qual incluiu uma seção que explica expressamente “o que vai acontecer nessa data”. O WhatsApp esclarece que não vai deletar as contas do WhatsApp de usuários que não aceitarem os novos termos do serviço, mas admite que não poderão usar o WhatsApp como fazem hoje.
>>Facebook, Instagram e WhatsApp registram queda massiva em seus serviços
Se você ainda não aceitou as políticas de privacidade, não terá todas as funcionalidades do WhatsApp até que aceite. Durante um período de tempo, você poderá receber chamadas e notificações, mas não poderá ler ou enviar mensagens do aplicativo.
Por que o WhatsApp diz “por um período de tempo”? Pois os usuários que não aceitarem as novas condições de uso serão considerados “usuários inativos”.
Isso significa que de acordo com as condições de uso do WhatsApp, nas quais fica estabelecido que as contas são apagadas após 120 dias de não registro de atividade , haveria um apagamento da conta, apesar do que foi afirmado inicialmente pela empresa.
>>WhatsApp se explica mas fará a mudança de termos como iria acontecer
O que não seriam excluídos seriam os dados – conversas, fotos, vídeos… – que o usuário tinha em seu histórico de conversas no WhatsApp, já que todas essas informações ficam armazenadas no dispositivo móvel até que ele exclua o aplicativo WhatsApp, mesmo que seja sua conta foi desativado. Segundo o WhatsApp, essa exclusão após 120 dias é feita para manter a privacidade e segurança dos usuários.
O WhatsApp lembra em qualquer caso que as alterações nas suas condições de uso afetam apenas as empresas que se relacionam com os seus clientes no WhatsApp, e que os utilizadores pessoais que utilizam a aplicação com a família e amigos não são afetados pelas alterações.
Portanto, insta todos os usuários a aceitarem os novos Termos de Uso para evitar problemas e deixar de usar algumas das funcionalidades do aplicativo.
>>WhatsApp Web: é possível saber quem está online sem entrar no perfil?