Tecnologia

WhatsApp Comunidades está disponível; veja como funciona

Publicado por
Yanara Cardeal

Por meio de sua conta no Instagram, Mark Zuckerberg anunciou o lançamento do recurso WhatsApp Comunidades para todo o mundo — exceto para o Brasil: “Hoje estamos lançando Comunidades no WhatsApp. Torna os grupos melhores, permitindo subgrupos, vários tópicos, canais de notificação e muito mais. Também estamos lançando pesquisas e videochamadas para 32 pessoas. Tudo isso protegido por criptografia de ponta a ponta para que suas mensagens permaneçam privadas.”

 O recurso chegará no Brasil somente em 2023 após diversas recomendações do Ministério Público Federal (MPF). No anúncio da ferramenta, o WhatsApp informou que só o disponibilizaria após as eleições deste ano.

Em testes já há vários meses, as Comunidades são projetadas para abrigar vários grupos de uma mesma categoria (como bairro, escola ou trabalho). Semelhantemente aos canais do Slack ou do Discord, mas com as vantagens do WhatsApp (a exemplo de criptografia de ponta a ponta), os administradores podem compartilhar atualizações com toda a comunidade por meio de um canal unificado.

Comunidades do WhatsApp (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

O WhatsApp está funcionando nas Comunidades desde o início do ano e sem dúvidas é a grande atualização do ano. Esta é uma grande atualização de como as pessoas poderão se conectar nos grupos do WhatsApp mais importantes para elas.

Por fim, o aplicativo anunciou o lançamento das Comunidades do WhatsApp em todo o mundo, que todos poderão desfrutar ao longo dos próximos meses.

Como usar:

Para usar o novo recurso , toque na nova guia Comunidades na parte superior dos bate-papos no Android ou na parte inferior no iOS. A partir daí, você pode iniciar uma nova comunidade do zero ou adicionar grupos existentes.

Quando estiver em uma comunidade, você poderá alternar facilmente entre os grupos para obter as informações de que precisa, quando precisar, e os administradores podem enviar atualizações importantes para todos os membros.

Com as Comunidades, o WhatsApp visa elevar o nível de como as organizações se comunicam com um grau de privacidade e segurança sem precedentes.

Por outro lado, o WhatsApp também está lançando outras três funções: a possibilidade de criar enquetes no chat, videochamadas de 32 participantes e grupos com até 1024 usuários. Assim como as reações de emoji, a capacidade de compartilhar arquivos maiores e remover administradores, esses recursos podem ser usados ​​em qualquer grupo, mas serão particularmente úteis nas Comunidades.