WhatsApp começa a bloquear capturas de tela para fotos e vídeos autodestrutivos

Saiba Mais sobre o assunto

Há mais de um ano, o WhatsApp, um dos mais famosos aplicativos de mensagens instantâneas, decidiu adicionar às suas funções a opção de enviar uma foto ou vídeo que só pode ser visto uma vez. O referido arquivo é excluído imediatamente assim que é fechado. Agora, para maior segurançaos usuários do aplicativo não poderão gravar a tela ou fazer uma captura de tela enquanto esses arquivos estiverem abertos.

Fotos e vídeos com autodestruição, uma função muito útil

Imagine que você deseja compartilhar uma foto ou vídeo com algum conteúdo sensível para uma pessoa, ou seja, você deseja que a pessoa possa vê-lo apenas uma vez, essa é a principal razão pela qual esse recurso foi projetado em primeiro lugar. O aplicativo Meta não é o primeiro a implementar esse recurso como vimos antes no Telegram e muito antes disso no Snapchat.

O conceito é simples, o arquivo é enviado, a outra pessoa recebe e é mostrado no chat como um ícone sem miniatura ou algo que indique o conteúdo do arquivo. Ele é aberto e a pessoa pode mantê-lo aberto o tempo que quiser, mas uma vez fechado, o arquivo é imediatamente excluído do celular e não há como recuperá-lo.

Por que o WhatsApp decide implementar a restrição na captura de tela?

Não poder gravar a tela ou fazer screenshots está limitado apenas a fotos e vídeos que só podem ser visualizados uma vez , ou seja, com qualquer outro tipo de conteúdo, ainda será possível gravar a tela ou fazer screenshot.

A razão pela qual o WhatsApp decidiu implementar essa restrição é porque poder gravar a tela ou fazer uma captura de tela do que só deve ser visto uma vez anula completamente o objetivo principal desse recurso.

Novamente, esse recurso não é novo, pois o Telegram e o Snapchat implementaram as mesmas restrições ao conteúdo autodestrutivo , expandindo-o até mesmo para bate-papos secretos muito antes. No entanto, o Snapchat dá um passo adiante, anunciando para a outra pessoa que você tentou fazer uma captura de tela.

No caso do WhatsApp, a outra pessoa não será informada de nada caso você tente fazer uma captura de tela, apenas será exibida uma mensagem pop-up com a legenda.” Você não pode fazer uma captura de tela devido à política de segurança”.

Quando essa restrição será implementada no WhatsApp?

Por enquanto, estamos falando de um recurso que ainda está em beta. Ele está sendo testado com um público bastante pequeno e deve atingir um teste beta maior em algumas semanas. Ou seja, ainda falta algum tempo até que o aplicativo Meta implemente essa nova restrição para o público em geral.