Com mais de 2 bilhões de usuários, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo e também um dos mais seguros. Isso se deve à criptografia de ponta a ponta, que garante que suas mensagens sejam privadas e seguras, mesmo para a empresa que opera a rede social. Agora, o WhatsApp está implementando três novos recursos de segurança para melhorar ainda mais a proteção da sua conta.
Em um blog, o WhatsApp compartilhou os novos recursos de segurança: proteção de conta, verificação de dispositivo e códigos de segurança automáticos. Esses recursos foram desenvolvidos para fornecer novas camadas de privacidade e segurança. Abaixo, veremos mais detalhes sobre cada um deles.
Essa função tem como objetivo impedir que alguém registre sua conta em outro dispositivo sem autorização. Esse recurso adiciona uma camada extra de verificação de acesso além do código usual de 6 dígitos. Ele pode solicitar que você confirme que é você do seu dispositivo antigo antes de permitir que a conta seja transferida para um novo dispositivo.
Em outras palavras, se você precisar mudar sua conta para um novo dispositivo, o WhatsApp verificará se é realmente você que está fazendo isso. “A partir de agora, podemos pedir que você confirme que deseja executar esta ação em seu dispositivo antigo como uma verificação de segurança adicional. Esse recurso pode alertá-lo sobre uma tentativa não autorizada de mover sua conta para outro dispositivo”, diz o blog.
Esse recurso tem como objetivo impedir que o malware móvel assuma o controle do seu telefone sem sua permissão e use seu WhatsApp para enviar mensagens de spam. O WhatsApp adicionou mais controles de autenticação de conta para protegê-lo melhor caso seu dispositivo seja comprometido. Com esse recurso, você pode continuar usando o WhatsApp sem interrupções e com segurança.
O WhatsApp desenvolveu códigos de segurança automáticos para que os usuários possam verificar quando uma conexão é segura. Embora já fosse possível verificar a segurança da conexão, agora o aplicativo está implementando um recurso de segurança baseado em um processo chamado “Key Transparency”, que permite verificar automaticamente se sua conversa pessoal está segura ao clicar na guia de criptografia.
Além desses novos recursos de segurança, o WhatsApp agora oferece a verificação em duas etapas para proteger sua conta. Para ativá-la, siga estas etapas:
Enquanto a verificação em duas etapas estiver ativa, mesmo que alguém consiga roubar o PIN de 6 dígitos, não poderá acessar sua conta porque faltará o segundo PIN que você configurou na verificação dupla. Nunca compartilhe seu PIN ou código de verificação exclusivo. Agora, o WhatsApp está permitindo a abertura de uma conta em vários dispositivos, por isso é importante ficar de olho nas sessões.