WhatsApp ataca a Apple e a acusa de práticas anticompetitivas

Publicado por
Evelin Leone
WhatsApp ataca a Apple e a acusa de práticas anticompetitivas

WhatsApp ataca a Apple e a acusa de práticas anticompetitivas. O whatsApp aponta que a Apple o obriga a expor suas políticas de coleta de dados na App Store, quando isso não se aplica a seus próprios aplicativos.

Os problemas entre as empresas Apple e Facebook continuam. Desta vez é o WhatsApp que levanta sua voz de protesto e acusa os de Cupertino de “práticas anticompetitivas” por obrigar os desenvolvedores a comunicar os dados que coletam dos usuários.

>>WhatsApp: truque para enviar vídeos longos sem ter que cortá-los

De acordo com a publicação do portal Axios, o WhatsApp expressou seu aborrecimento ao garantir que esses novos rótulos de privacidade não se apliquem aos chats integrados do iMessage. A gigante das mensagens argumenta que os rótulos devem ser “consistentes” para aplicativos próprios e de terceiros. Dessa forma, as pessoas podem comparar as informações entre os aplicativos que baixam com aqueles que vêm pré-instalados em um dispositivo iOS.

Este conflito começou quando a Apple, em um esforço para melhorar sua imagem, anunciou que lançaria rótulos de privacidade em janeiro de 2021. Eles refletirão de forma clara e transparente o uso que cada aplicativo faz dos dados de seus usuários.

O nascimento dos rótulos de privacidade surge porque muitos dos aplicativos que baixamos coletam dados e às vezes nem sabemos o que são. É por esse motivo que a Apple quis criar um sistema para detalhar quais dados cada aplicativo baixado da App Store coletará.

>>Apple é multada por propaganda enganosa de resistência à água no iPhone

A Apple luta de volta

A Apple observa que os novos requisitos de informações de privacidade se aplicam a todos os aplicativos da App Store, incluindo o software da Apple.

Nessa perspectiva, a empresa acredita que não está recebendo nenhum tratamento especial. Embora o aplicativo iMessage não tenha uma página na App Store, as mesmas informações de privacidade estarão disponíveis no próprio site da Apple.

>>Apple reparará gratuitamente o iPhone 11 com falhas no touch screen