O INSS sempre Revisa a folha de Pagamentos de aposentados e pensionistas mensalmente antes de enviar carta: entenda!
O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) possui um programa mensal de revisão de todos os pagamentos feitos aos aposentados, pensionistas, assim como os segurados.
Ou seja, o INSS faz uma varredura mensal em toda a folha de pagamento chamada de “Programa de Revisão da Folha de Pagamento” antes de enviar carta de notificação para os beneficiários.
Essa varredura é feita por meio do Sistema de Verificação da Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios de forma automática. Ou seja, nenhum benefício escapa desse pente-fino.
Para que serve esse Sistema de Verificação e Revisão?
O Sistema de Verificação dos pagamentos feitos nos benefícios dos aposentados e pensionistas do INSS serve para encontrar indícios de irregularidades.
Desde o início da operação do sistema, houve um crescimento grande do número de casos com indícios de fraudes ou erros.
Até o momento, desde de sua implantação, mais de 2 milhões de beneficiários já foram notificados pelo INSS para apresentar documentos ou informações ao órgão.
Os segurados que tiveram seus benefícios revisados e, após procedimento, for verificada a necessidade de reavaliação dos documentos, são notificados por carta.
A revisão feita pelo sistema do órgão é determinada pelo art. 69, da Lei 8.212/91.
Como saber se meu benefício está na lista de irregularidades?
Quando o INSS encontra algum indício de irregularidade, é importante informar que o Instituto sempre notifica seus segurados por meio de “carta de cumprimento de exigência”.
Por isso, é preciso que os beneficiários fiquem sempre atentos, pois, após o recebimento da carta, o órgão dá sempre um prazo de 60 dias para enviar a documentação solicitada, preferencialmente pelo Meu INSS.
Caso o segurado não consiga fazer o envio da documentação pelo Meu INSS deve agendar para ir a uma agência do INSS mais próxima da residência.
Para efetuar o agendamento basta ligar para o telefone 135 do INSS, e escolher a opção ‘Entrega de Documentos por Convocação.
“Desta forma, vale destacar que o beneficiário notificado que não apresentar a documentação pelo Meu INSS ou não realizar o agendamento para entrega dos documentos no prazo de 60 dias, pode ter o benefício suspenso.
E, após 30 dias da suspensão, se o segurado não fizer os procedimentos anteriormente citados, terá o benefício cessado.
Não caia em Golpes
Primeiramente, aposentados e pensionistas do INSS devem ficar atentos aos golpistas. Portanto, não permita que eles usem o Programa de Revisão da Folha de Pagamento para lhe enganar, por isso, é importante ficar atento às seguintes dicas:
- caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação.
- o INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por telefone.
- o número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.
- sempre que o Instituto convoca o cidadão para apresentar documentos é por meio de carta.
- essa convocação fica registrada no aplicativo Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.
- mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. No entanto, isso deve ser feito pelo site Meu INSS ou pelo telefone 135.
Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique ao próprio INSS, bem como o banco em que recebe o benefício.
Confira abaixo o modelo de carta enviada pelo INSS
Outras medidas: o INSS conta com a ferramenta MDM (Master Data Management) que permite qualificar as informações constantes em diversas bases de dados.
A ferramenta começou a ser operada em 2019 e já atualizou mais de 217 milhões de cadastros previdenciários.
Além disso, corrigiu 1,9 milhão de CPFs e atualizou 23,5 milhões de documentos nos cadastros, como identidade e carteira de trabalho.