Vulcão Sinabung, na Indonésia, expele uma nova explosão de cinzas quentes
Um vulcão barulhento no oeste da Indonésia desencadeou uma avalanche de nuvens escaldantes em suas encostas no domingo.
As autoridades estão monitorando de perto o Monte Sinabung em Sumatra, uma das principais ilhas da Indonésia, depois que sensores detectaram um aumento na atividade nas últimas semanas.
O vulcão na província de Sumatra do Norte expeliu fumaça e cinzas por mais de 1.000 metros (3.280 pés) no ar na manhã de domingo, e nuvens de cinzas quentes viajaram 1 quilômetro (0,6 milhas) a sudeste, disse o Centro Indonésio de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos.
>Mega-Sena acumula para R$ 47 milhões: Veja o resultado do sorteio
Os moradores foram aconselhados a ficar a 5 quilômetros da entrada da cratera e estar cientes do perigo da lava, disse a agência. As viagens aéreas não foram afetadas pelas cinzas até agora, disse o Ministério dos Transportes.
Não houve vítimas na erupção, disse Armen Putra, funcionário do posto de monitoramento de Sinabung. Ele disse que as aldeias fora da zona vermelha não corriam perigo imediato.
Cerca de 30.000 pessoas foram forçadas a deixar suas casas em Sinabung nos últimos anos.
O Sinabung de 2.600 metros (8.530 pés) ficou adormecido por quatro séculos antes de explodir em 2010, matando duas pessoas. Outra erupção em 2014 matou 17 pessoas, enquanto sete morreram em uma erupção de 2016.
O vulcão, um dos dois atualmente em erupção na Indonésia, voltou à vida esporadicamente desde então.
Sinabung está entre os mais de 120 vulcões ativos na Indonésia, que está sujeito a turbulências sísmicas devido à sua localização no “Anel de Fogo” do Pacífico, um arco de vulcões e falhas que circundam a Orla do Pacífico.