Você sofre de rosácea? 5 coisas que você deve evitar | Muitos sofrem de rosácea, uma doença comum da pele que causa vermelhidão e vasos sanguíneos visíveis no rosto. Às vezes, ela pode evoluir, formando pequenas pápulas cheias de pus. Embora possa afetar qualquer pessoa, geralmente é mais comum em mulheres de meia-idade com pele clara. Não deve ser confundida com acne ou reações alérgicas. Aqui estão algumas coisas que você deve evitar para não agravar o problema.
O que evitar se você sofre de rosácea?
Existem várias coisas que você deve evitar para prevenir o retorno e o agravamento da rosácea:
Álcool: Em 66% dos pacientes que sofrem de rosácea, o álcool é um agravante. Ele desidrata a pele, danifica a barreira protetora e impede sua regeneração natural. O álcool presente em produtos cosméticos também deve ser evitado. Muitas loções para acne e pele oleosa contêm álcool em diversas concentrações.
Produtos esfoliantes e fragrâncias: Quem sofre de rosácea também deve evitar alguns produtos esfoliantes comuns. Evite produtos à base de pó de carvão (são muito agressivos e não distinguem entre células mortas e tecido saudável da pele), extratos de toranja (tornam os vasos sanguíneos mais visíveis e podem causar dermatite) e alfa-hidroxiácidos (muito abrasivos, especialmente ácido glicólico, ácido lático e ácido cítrico). Perfumes também devem ser evitados, pois tanto as fragrâncias sintéticas quanto as naturais são uma das principais causas da dermatite alérgica, o que pode piorar a rosácea.
Estresse: Embora não seja facilmente eliminado, o estresse tende a piorar e desencadear a rosácea. É recomendável dedicar-se a práticas de relaxamento, como yoga, meditação e respiração profunda.
Luz solar: A exposição ao sol pode desencadear a rosácea. Se você sofre dessa condição, deve usar protetor solar com fator de no mínimo 30, mesmo quando o céu está nublado.
Alimentação: Pode haver uma ligação entre algumas doenças gastrointestinais e a rosácea. Portanto, evite álcool, alimentos condimentados ou muito pesados, gorduras e alimentos refinados em sua dieta.
Atenção! Não se esqueça de consultar um dermatologista para garantir os melhores cuidados para sua pele.