Muitas vezes, devido ao ritmo acelerado a que estamos sujeitos no dia a dia, não conseguimos encontrar tempo para cuidar dos nossos cabelos. Encontrar 5 minutos para lavá-los às vezes torna-se um verdadeiro desafio. Para atenuar essas situações de emergência, é possível usar shampoo seco, um produto útil para refrescar os cabelos, pois consegue absorver o excesso de sebo e deixá-los menos oleosos e mais volumosos.
Neste artigo, veremos como prepará-lo em casa, utilizando ingredientes naturais de ótima qualidade, como bicarbonato de sódio, amido de milho e tomilho. O bicarbonato de sódio é conhecido por suas propriedades absorventes e antibacterianas, enquanto o tomilho possui propriedades antibacterianas e refrescantes.
Para preparar o shampoo seco, coloque 1/4 de bicarbonato de sódio, 1/4 de amido de milho e um punhado de folhas secas de tomilho em uma tigela. Misture bem e despeje o shampoo seco em uma jarra de vidro hermética. Para utilizá-lo, espalhe no couro cabeludo , massageie bem por pelo menos 2 ou 3 minutos e escove bem para retirar resíduos do produto.
O shampoo seco caseiro é uma solução econômica e ecológica para manter o cabelo limpo entre as lavagens. Os produtos naturais permitem limitar o uso de produtos químicos presentes nos shampoos tradicionais, que podem danificar o cabelo a longo prazo. Além disso, a utilização de ingredientes naturais dá-lhe a oportunidade de criar um produto personalizado, adicionando óleos essenciais e dando-lhe o aroma que preferir.
No entanto, lembre-se de que este produto não substitui completamente a lavagem tradicional, devendo ser usado apenas ocasionalmente e alternado com lavagens regulares para manter os cabelos saudáveis e limpos a longo prazo. Tudo o que você precisa fazer é experimentar e tentar criar seu próprio shampoo seco personalizado com suas próprias mãos.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Por isso, antes de aplicar qualquer coisa no cabelo, faça um teste de alergia e busque orientações com seu cabeleireiro de confiança e consulte seu dermatologista.